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Corinthians sofre com onda de demissões e quer cortar até 30% de despesas

Roberto de Andrade (à esquerda) tem planejamento financeiro rígido para 2015 - Divulgação
Roberto de Andrade (à esquerda) tem planejamento financeiro rígido para 2015 Imagem: Divulgação

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

01/04/2015 17h40

O "facão" do presidente Roberto de Andrade chegou a mais um departamento do Corinthians.

Nesta quarta-feira, cinco profissionais do marketing foram demitidos, corte de aproximadamente um terço no setor. Entre os nomes está o de Alexandre Ferreira, que ocupava a gerência de marketing. A informação foi divulgada pela Espn Brasil e confirmada pelo UOL Esporte.

O departamento, a partir de agora, terá uma estrutura voltada ao comercial. As mudanças são feitas por Marcelo Passos, novo diretor de marketing.

No planejamento montado por Roberto de Andrade e sua diretoria, empossados há um mês e meio aproximadamente, está cortar 30% de despesas habituais do ex-presidente Mário Gobbi. Em 2014, o Corinthians teve despesas líquidas de R$ 229 milhões.

Para que isso seja possível, além de cortes, contratos têm sido revistos, o consumo de materiais foi reduzido e até mesmo os consumos de energia elétrica e água foram readequados.

O primeiro setor onde cortes significativos foram realizados foi a base, com o encerramento do escritório do Corinthians em Portugal. O coordenador técnico Agnello Gonçalves e o diretor Afonso Harmonia, entre outros, foram demitidos. Dezenas de atletas com contratos para acabar serão dispensados ao longo do ano. O número deve chegar a 90.

O departamento de comunicação do Corinthians também teve demissões, cortes de despesas e adequações de trabalho.

O próximo departamento em que possíveis demissões serão realizadas é o futebol, que já opera com um auxiliar técnico a menos que nos últimos anos. O "facão" não deve atingir o elenco e os principais nomes da comissão técnica de Tite, mas preocupa funcionários.