Topo

Seedorf completa 39 anos com esperança de voltar a treinar o Milan

Do UOL, em São Paulo

01/04/2015 06h00

Clarence Seedorf completa 39 anos nesta quarta-feira (1) com as esperanças renovadas de retornar ao clube em que ele passou mais tempo na sua carreira: o Milan. E justamente na função de treinador, que ele exerceu entre janeiro e junho de 2014.

O rápido retorno pode acontecer porque Silvio Berlusconi está negociando a venda o clube depois de ficar 29 anos como principal nome do clube. E o possível comprador - o tailandês Bee Taechaubol - deseja reformular o futebol e pensa em contar com Paolo Maldini como diretor esportivo (no lugar de Adriano Galliani) e Seedorf novamente como treinador.

Outros nomes especulados na imprensa local falam que Luciano Spaletti (desempregado), Vicenzo Montella (Fiorentina) e Jurgen Klopp (Borussia Dortmund) seria possíveis concorrentes de Seedorf pelo cargo.

O Milan atualmente vive um momento conturbado, tanto politicamente, quanto dentro de campo. O clube amarga a oitava colocação no Campeonato Italiano com 38 pontos, bem longe do líder (29 pontos), longe da Liga dos Campeões (14 pontos) e até da Liga Europa (nove pontos).

A experiência de Seedorf como técnico foi bastante breve: foram apenas 22 jogos, com 11 vitórias, 2 empates e 9 derrotas. Números que não fizeram o futebol Rubro-negro deslanchar. O oitavo lugar no Campeonato Italiano não foi suficiente para segurá-lo na posição.

Desde então, Seedorf está descansando, aguardando alguma proposta que o faça deixar o período sabático: ele acompanha jogos dos clubes pelo qual jogou, como Milan e Ajax, dá entrevistas sem demonstrar muita ansiedade com o futuro.

Clarence Clyde Seedorf nasceu em Paramaribo, no Suriname, uma colônia holandesa. Ele começou sua carreira como profissional no Ajax, onde jogou até 1995, quando se transferiu para a Sampdoria. Rapidamente, foi contratado pelo Real Madrid, onde jogou de 1996 a 2000.

Ele voltou à Itália em 1999 para defender a Internazionale de Milão e três temporadas depois foi para o arquirrival, Milan. Em 2012, ele recusou propostas europeias para jogar as duas derradeiras temporadas de sua carreira como jogador pelo Botafogo.

Aos longo de 22 anos como atleta, ganhou 21 títulos, sendo 4 Ligas dos Campeões.