Topo

Sonho do Boa Esporte em receber o Atlético-MG se torna pesadelo

Na goleada por 4 a 0, em 2013, Jô marcou duas vezes e Luan marcou os outros dois do Atlético sobre o Boa - Bruno Cantini/Flickr/Atlético-MG
Na goleada por 4 a 0, em 2013, Jô marcou duas vezes e Luan marcou os outros dois do Atlético sobre o Boa Imagem: Bruno Cantini/Flickr/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/04/2015 09h10

Desde 2009 que o Atlético-MG não atua como visitante contra o Boa Esporte, que na época ainda era o Ituiutaba e mandava seus jogos na cidade de mesmo nome. Por diversas vezes a direção do clube solicitou à Federação Mineiro de Futebol que fosse mandante nos jogos contra o time alvinegro, mas por causa dos demais participantes, o pedido nunca era atendido.

Depois de jogar quatro vezes seguidas no campo do Atlético, de 2010 até 2014, com exceção de 2011 quando disputou o Módulo 2, enfim, o Boa Esporte teve o pedido atendido pelo FMF. A tabela do Campeonato Mineiro divulgada em novembro do ano passado agradou à direção do clube que atualmente está sediado em Varginha. Mas a situação do time no Estadual fez com que o desejo realizado se tornasse um pesadelo.

Com apenas oito pontos em dez jogos, o Boa Esporte é o 10º colocado, portanto o primeiro time fora da zona do rebaixamento. Para continuar na elite do futebol mineiro sem depender de outros resultados, o time que disputa a Série B do Brasileiro precisa vencer o Atlético. Mas a missão não vai ser nada fácil.

A equipe da capital vem numa sequência de quatro vitórias e nem sequer sofreu gols. Para complicar ainda mais a situação do Boa Esporte, o Atlético deve ter força máxima, já que o técnico Levir Culpi espera deixar o time da melhor condição possível para enfrentar o Santa Fe, dia 9 de abril, pela Libertadores. “Eu ainda não vejo o time jogando de maneira compacta, como estávamos no ano passado. Temos que melhorar. Mas essa sequência de resultado dá confiança”, comentou o treinador.

Apesar da situação ruim, o Boa pode escapar do rebaixamento até mesmo com derrota. Nesse caso tem que torcer contra URT e Guarani, as duas equipes que estão dentro da zona de rebaixamento e que enfrentam Tupi e Mamoré, respectivamente, nesta última rodada da competição. Todas as partidas estão marcadas para o domingo (5/4), às 16h.

A solicitação não é uma preferência ao Atlético em relação ao Cruzeiro. É apenas pelo fato de o clube celeste ter jogado várias vezes no Estádio Dilzon Melo nas últimas temporadas. Somente contra o Boa Esporte, entre 2012 e 2014, foram quatro confrontos, além de partidas pelo Campeonato Brasileiro, nas vezes que a equipe cruzeirense não podia jogar em Belo Horizonte.

Como o Atlético não atua em Varginha há 22 anos, desde que goleou o Flamengo local por 5 a 0, em jogo do Campeonato Mineiro de 1993, a expectativa da diretoria do Boa Esporte é ter uma boa arrecadação com a presença do atual campeão da Copa do Brasil. A carga disponível é de 9 mil ingressos, com os preços de R$ 70 a inteira e R$ 35 a meia-entrada.