Topo

Como Ramon Menezes contribuiu na carreira de novo protagonista do Cruzeiro

Marquinhos já celebrou quatro gols na temporada. Ele ainda distribuiu quatro assistências - CARLOS GARCIA RAWLINS / REUTERS
Marquinhos já celebrou quatro gols na temporada. Ele ainda distribuiu quatro assistências Imagem: CARLOS GARCIA RAWLINS / REUTERS

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

02/04/2015 06h00

O início de temporada do Cruzeiro tem a marca de um jogador, mas não é Leandro Damião – artilheiro da equipe com nove gols – o atleta que dita o ritmo da equipe. Na ausência de Éverton Ribeiro, negociado para o Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, Marquinhos tornou-se o maestro da equipe. Os números não mentem – quatro gols e quatro assistências em 11 jogos – e o meia-atacante deixou de ser um simples coadjuvante para ser protagonista.

Embora tenha assumido o posto de ‘craque’ do time em 2015, o apoiador mantém a humildade do período em que era reserva na Toca da Raposa II. Ele destaca que o seu comportamento é devido às conversas com Ramon Menezes, com quem atuou entre 2008 e 2009 no Vitória.

“Tantos jogadores que já trabalhei, tantos experientes que sempre conversaram e me deram conselho. Estou aprendendo no cotidiano do futebol. O Ramonzinho, Ramon Menezes, foi um cara que me ajudou bastante. Às vezes, a gente sobe e acha que é o poderoso no futebol. Vida de jogador é curta. Se não aproveitarmos o momento, a gente acaba perdendo o que essa vida pode nos dar”, afirmou.

Os conselhos de Ramon Menezes, campeão da Copa do Brasil, do Brasileirão e até da Copa Libertadores da América, não se restringiram ao extracampo. As cobranças de falta, nova responsabilidade de Marquinhos na Toca da Raposa II, também estiveram nos papos da dupla no Barradão.

“(Ele me ajudou) Em várias coisas, principalmente nas cobranças de falta. Ele era especialista em bola parada. É um cara que sempre me dava conselho para não deixar subir para cabeça o fato de eu me tornar profissional. Ele sempre conversou comigo para crescer na vida, é um cara que me ajudou bastante a crescer na vida. Ele é um exemplo no futebol”, afirmou.

“Ele é um cara que me ensinou bastante coisa, fora de campo. É um cara que vou levar como um exemplo o resto da minha vida”, acrescentou.

Se a ideia de Marquinhos é pelo menos seguir os passos de Ramon Menezes com as cores do Cruzeiro, clube no qual o ex-jogador iniciou a sua carreira, ele está muito bem encaminhado, já que venceu o Brasileirão do ano passado. Na Toca da Raposa, o ex-atleta venceu a Copa do Brasil, o Campeonato Mineiro e duas edições da Supercopa da Libertadores.