Topo

Melhor do Brasil? Mesmo sem jogar, Guilherme segue prestigiado no Atlético

Volta de Guilherme é bastante comemorada pelos jogadores do Atlético-MG e pelo técnico Levir Culpi - EFE/Leonardo Muñoz
Volta de Guilherme é bastante comemorada pelos jogadores do Atlético-MG e pelo técnico Levir Culpi Imagem: EFE/Leonardo Muñoz

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

02/04/2015 06h00

Já são 26 partidas sem jogar, com quase cinco meses no departamento médico. Apesar de ficar ausente em quase 50% dos jogos que o Atlético-MG disputou desde maio de 2011, Guilherme se valorizou na hora de renovar o contrato e a negociação não foi nada fácil. Perto de jogar pela primeira vez em 2015, o meia segue em alta dentro da Cidade do Galo. Mesmo sem atuar há bastante tempo, a moral com os companheiros e até com o técnico Levir Culpi está inabalada.

Se a torcida vive um caso de amor e ódio com o atleta revelado pelo Cruzeiro, o elenco do Atlético passa muita confiança para Guilherme. A razão? Os gols decisivos nos momentos que a equipe mais precisou. Foi de Guilherme o gol que manteve o Atlético vivo na semifinal da Copa Libertadores em 2013, contra o Newell’s Old Boys, além de comandar a histórica virada sobre o Corinthians na Copa do Brasil do ano passado.

Para o goleiro Victor, Guilherme é muito mais do que um jogador decisivo. O camisa 1 atleticano fez parte do grupo da seleção brasileira na última Copa do Mundo e prevê que o companheiro de clube também pode chegar lá, desde que tenha uma sequência de jogos. De acordo com Victor, Guilherme é atualmente o melhor jogador atuando no Brasil.

“É um jogador com alto poder de decisão, com alta capacidade técnica. Não vejo no futebol brasileiro um jogador com a qualidade do Guilherme. Acho que tendo uma boa sequência, se conseguir uma temporada livre de lesões, ele é um sério candidato para chegar à seleção. Potencial técnico e poder de decisão são fatores que qualquer jogador ou treinador quer contar no perfil de um jogador na equipe. Então, a gente acredita no trabalho e no potencial do Guilherme. Temos certeza que essa maré de má sorte vai acabar e ele vai nos ajudar a conseguir muitas vitórias nesse ano de 2015”.

Não muito diferente de Victor, o lateral direito Marcos Rocha mostrou muita confiança no companheiro. O retorno do camisa 2 foi muito festejado pela torcida do Atlético, mas o defensor mostra humildade e avisa que Guilherme vai ajudar muito mais, já que para ele se trata de um dos três melhores jogadores em atividade no Brasil.

“O Guilherme é um jogador muito inteligente. Tecnicamente, dentro do Brasil, está entre os três melhores. O Atlético ganhou muito com a renovação e vai ser bom para o Guilherme, para ele voltar a ter bom futebol. O Guilherme tem qualidade para estar jogando. Tenho certeza que vai agregar muito”.

Desde que voltou à Cidade do Galo, Levir Culpi sempre se revelou fã do estilo de jogo de Guilherme. O treinador atleticano revelou que é gostoso ver o meia em ação. Durante as conversas pela renovação de contrato, o treinador sempre pediu a permanência do atleta. “Eu conto com o Guilherme, gosto muito dele, é o cara especial. Não é normal, tem uma história triste e ao mesmo tempo feliz, porque chegar onde ele chegou não é para qualquer um. Teve uma vida bem diferente. Tento preservá-lo e tenho prazer de vê-lo jogar, pois em uma técnica e uma maneira de ver o jogo”.

O longo tempo parado, a cobrança da torcida e a expectativa dos companheiros não assustam. Aos 26 anos, Guilherme avisa que está perto da sua melhor forma física e preparado para fazer aquilo que se espera dele. “Eu não tenho que provar nada para ninguém, eu tenho simplesmente que estar em campo. E estando em campo, eu sei o que tenho que fazer”, disse o jogador, que trabalha para voltar contra o Santa Fe, dia 9 de abril, pela Copa Libertadores.