Topo

'Tampa do caldeirão' pronta! Atlético-PR apresenta teto retrátil da Arena

Do UOL, em São Paulo

02/04/2015 14h07

A ‘tampa do caldeirão’, como foi chamada pelo próprio Atlético-PR, está concluída. Na manhã desta quinta-feira, o presidente Mario Celso Petraglia confirmou o fim da obra do teto retrátil da Arena da Baixada. Um vídeo sobre seu funcionamento foi divulgado pelo clube rubro-negro.

Com isso, a Arena da Baixada passa a ser o primeiro estádio da América Latina e o primeiro do hemisfério sul (construído para o futebol) com a tecnologia retrátil em seu teto.

A obra fica pronta depois de cinco meses de trabalho e diversos impasses entre clube e a empresa responsável pela construção do sistema de abertura e fechamento da cobertura, como salários atrasados e desavenças com a empresa.

Em nota divulgada em seu site oficial, o Atlético-PR ressalta que “o teto retrátil permitirá a realização de megaeventos no estádio sem a preocupação com as condições climáticas”.

Já pensando no futebol, o teto retrátil possibilitará o controle meteorológico com a eliminação do risco de jogar com o campo impraticável ou os jogos serem paralisados por chuvas torrenciais, conforme destacou o presidente na entrevista coletiva.

“Com o teto retrátil, proporcionaremos ao clube o crescimento em níveis não vividos até o momento. Atenderemos não só o nosso futebol, mas a demanda nacional para realização de megaeventos em locais fechados. O nosso país ainda não possuía um local deste nível para este fim”, afirmou Mario Celso Petraglia.

De acordo com o Atlético-PR, ainda não há previsão de inauguração do teto retrátil para megaeventos, sendo este um dos pontos fortes do planejamento.