Topo

Atlético-MG perde para o Boa e é reprovado em teste para a Libertadores

Ideia de Levir Culpi era preparar o time para o jogo contra o Santa Fe - AP Photo/Luis Hidalgo
Ideia de Levir Culpi era preparar o time para o jogo contra o Santa Fe Imagem: AP Photo/Luis Hidalgo

Do UOL, em Belo Horizonte

05/04/2015 17h51

Para o Atlético-MG a ida para Varginha significava mais do que vencer o Boa Esporte e tentar conquistar a liderança do Campeonato Mineiro. Preparar o time para o jogo com o Santa Fe, nesta quinta-feira, pela Copa Libertadores, era a grande meta do técnico Levir Culpi. Tanto que o treinador optou por escalar força máxima, para a equipe reencontrar o melhor futebol. Portanto, o Atlético falhou e feio no teste e acabou derrotado pelo Boa Esporte por 2 a 0.

E olha que o placar poderia ter sido ainda pior, não fosse um gol mal anulado do zagueiro Raphael Silva e falta de pontaria dos ataques da equipe de Varginha, que no segundo tempo aproveitou a superioridade numérica e cansou de chegar dentro da área atleticana. Bastante preocupante do ponto de vista atleticano, já que o jogo era um teste para quinta-feira e o time foi muito mal.

Além de perder pela quinta vez na temporada, em 15 partidas, o Atlético não só ficou sem a liderança do Campeonato Mineiro como vai enfrentar o rival Cruzeiro na semifinal da competição. Já o Boa Esporte fez história. Se mantém na elite do futebol mineiro e pela primeira vez na história ganhou do Atlético.

Fases do jogo: Só a vitória interessava ao Atlético que buscava a primeira colocação geral e antes do primeiro minuto de jogo o meia Cárdenas arriscou um chute de longe. Porém, só a vitória também interessava ao Boa Esporte, que corria risco de rebaixamento. E antes dos cinco minutos o time da casa ficou em vantagem, com o volante Gilson, que aproveitou vacilo da defesa alvinegra após cobrança de escanteio.

E o time mandante ficou nisso. O resto da primeira etapa foi com o Atlético no ataque. Apesar de não mostrar o bom futebol de partidas anteriores, a equipe da capital não teve problemas para criar ao menos três boas oportunidades, todas terminaram com boas defesas do goleiro Fernando, o destaque do Boa Esporte. O camisa 1 do time de Varginha salvou aos 17, 26 e 45, nas tentativas de Lucas Pratto, Carlos e Luan, respectivamente.

Com Dodô no lugar de Cárdenas, Levir esperava ver o Atlético mais criativo. Mas antes de tentar qualquer reação, o time da capital perdeu o volante Leandro Donizete, expulso direto pelo árbitro Wanderson Alves de Souza. Dois minutos depois de ficar com um jogador a mais, o Boa aproveitou outra falha da defesa e ampliou com Chapinha.

Levir ainda bem que tentou mandar o time para o ataque, colocando Maicosuel no lugar de Carlos. Mas ao invés de criar perigo, o Atlético esteve muito perto de sofrer o terceiro gol. Como a situação estava muito difícil, o treinador resolveu tirar Lucas Pratto e fechar a equipe com Josué. Agora é ajustar o time na conversa, para que na quinta-feira não se repita a péssima exibição deste domingo.

O melhor: Fernando. O goleiro do Boa Esporte fez três boas defesas no primeiro tempo e que evitaram o empate atleticano naquele momento.

O pior: Cárdenas. Pouco participativo, o colombiano nem parecia estar em campo. Tanto que foi substituído por Levir Culpi no intervalo.

Chave do jogo: Expulsão. O Boa Esporte aproveitou o primeiro lance após o vermelho dado a Leandro Donizete e ampliou o placar, garantido o triunfo.

Para lembrar:

Sem recorde: Depois de quatro partidas sem sofrer gols, Victor foi vazado aos 4 minutos do 1º tempo, quebrando uma invencibilidade que durou 406 minutos. O recorde pessoal do goleiro é de 516 minutos.

Sem dente: Aos 15 minutos Luan dividiu uma boa com o lateral Hugo e levou uma pancada na boa e perdeu um dente. O árbitro Wanderson Alves de Souza nem sequer deu falta.

FICHA TÉCNICA:
BOA ESPORTE 2 X 0 ATLÉTICO-MG

Data: 05 de abril 2015 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Motivo: 11ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro
Local: Dilzon Melo, em Varginha (MG)
Público: 6.244
Renda: R$ 277.130,00
Árbitro: Wanderson Alves de Souza (CBF/MG)
Assistentes: Luiz Antônio Barbosa (CBF/MG) e Breno Rodrigues (CBF/MG)
Cartões amarelos: Léo Baiano e Hiltinho (BOA) Lucas Pratto, Dodô e Luan (CAM)
Cartão vermelho: Leandro Donizete (CAM)
Gols: Gilson aos 4 min do primeiro tempo; Chapinha aos 11 min do segundo tempo

BOA ESPORTE
Fernando; Léo Baiano, Raphael Silva, Gabriel Dias e Hugo; Gilson, Mardlei, Moacir e Chapinha (Lucas Morelatto); Hiltinho (André) e Marcelo (Ualisson).
Técnico: Ney da Mata.

ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Luan e Cárdenas (Dodô); Carlos (Maicosuel) e Lucas Pratto (Josué).
Técnico: Levir Culpi