Topo

Tombense vence Cruzeiro no Mineirão e força clássico em semi do Mineiro

Leandro Damião lamenta revés do Cruzeiro para o Tombense em pleno MIneirão - Douglas Magno/AFP
Leandro Damião lamenta revés do Cruzeiro para o Tombense em pleno MIneirão Imagem: Douglas Magno/AFP

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

05/04/2015 17h53

O Tombense venceu o Cruzeiro, por 2 a 1, em pleno Mineirão, na 11ª rodada do Campeonato Mineiro. O triunfo, de virada, foi construído com gols de Jonathan e Coutinho. Leandro Damião balançou a rede para o time da casa. Com o resultado, o time do interior se classifica para a semifinal na quarta colocação, enquanto o mandante termina a etapa inicial do torneio como vice-líder.

Líder até a 10ª rodada do Estadual, o time comandado por Marcelo Oliveira enfrentará o Atlético-MG, terceiro posicionado, na semifinal, enquanto os atletas de Antonio Lopes Júnior atuarão diante da Caldense, primeira colocada.

A derrota no Gigante da Pampulha quebra a invencibilidade do atual campeão mineiro na temporada e evidencia o mau momento da equipe como mandante. Dentro de seus domínios, em 2015, foram seis jogos, uma vitória, quatro empates e uma derrota, o que lhe confere 38,89% de aproveitamento.

Fases do jogo: A partida começou como o Tombense bem à vontade, como se estivesse atuando dentro de seus domínios. Logo nos primeiros minutos, Matheus e Rafael Pernão exigiram de Fábio. Bem posicionado, o goleiro do Cruzeiro fez intervenções importantes, evitando que o time visitante abrisse o placar.

As respostas do mandante apareceram com Alisson e Leandro Damião. A dupla foi responsável pelos principais lances de perigo do time comandado por Marcelo Oliveira. Judivan e De Arrascaeta, seus companheiros na linha de frente, encontraram dificuldades para se desvencilhar da marcação e pouco acrescentaram.

O bom futebol apresentado por Alisson e Damião foi traduzido em gol aos 31 minutos da etapa inicial. Em jogada iniciada pelo meio-campista, o centroavante marcou de cabeça e inaugurou o marcador para o bicampeão brasileiro. Este foi o décimo gol do camisa 9 na temporada. Vale ressaltar que, no ano passado, quando defendeu o Santos, ele balançou as redes adversárias 11 vezes.

Depois de estufar a meta de Darley, o Cruzeiro encontrou dificuldades para conter as investidas da equipe do interior. Rafael Pernão e Jonathan foram os principais responsáveis por levar perigo ao gol defendido por Fábio. Foi em uma jogada da dupla, inclusive, que o Tombense alcançou o empate. Um golaço de Jonathan.

Na volta do intervalo, diante da omissão de De Arrascaeta e Judivan, Marcelo Oliveira foi obrigado a realizar alterações. Marcos Vinícius e Gabriel Xavier foram acionados. A entrada dos apoiadores mudou a forma de jogar do mandante, que passou a chegar com mais frequência e incomodar a retaguarda do oponente.

Mesmo com o crescimento ofensivo do Cruzeiro, foi o Tombense quem balançou a rede em um lance de contragolpe. Jean se aproveitou de brecha pelo lateral esquerdo Eugenio Mena, chegou à linha de fundo e deu belo passe para o volante Coutinho colocar o visitante em vantagem.

O goleiro Darley ainda salvou o que poderia ser o empate. O camisa 1 fez duas ótimas defesas em sequência. A primeira foi em finalização de Marcos Vinícius da intermediária. No rebote, foi Gabriel Xavier quem parou na muralha de Tombos.

O melhor: Jonathan. O meia-atacante do Tombense criou boas chances e distribuiu bem o jogo. Ele foi o responsável, inclusive, por anotar o primeiro gol da equipe visitante em pleno Mineirão.

O pior: De Arrascaeta. O uruguaio ainda não se adaptou ao futebol brasileiro e isso fica cada vez mais claro. Maior investimento do Cruzeiro para a temporada, o camisa 10 encontra dificuldades para armar o jogo e tem sido presa fácil para os marcadores.

Para lembrar
Vaias ao chileno.
O lateral esquerdo Eugenio Mena definitivamente não caiu nas graças da torcida. Neste domingo, durante o jogo contra o Tombense, no Mineirão, o chileno foi vaiado por aqueles que compareceram ao estádio.

Ficha técnica
Cruzeiro x Tombense

Data: 5 de abril de 2015, domingo
Horário: 16h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Assistentes: Pablo Almeida Costa (MG) e Magno Arantes Lira (MG)

Cartão amarelo: Henrique (Cruzeiro); Betinho (Tombense)

Gols: Leandro Damião, aos 31 minutos do primeiro tempo (1-0); Jonathan, aos 44 minutos do primeiro tempo (1-1); Coutinho, aos 15 minutos do segundo tempo (1-2)

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Paulo André, Manoel e Eugenio Mena; Charles (Joel – 17’/2ºT), Henrique, Judivan (Marcos Vinícius – Intervalo) e Giorgian De Arrascaeta (Gabriel Xavier – Intervalo); Alisson e Leandro Damião
Técnico: Marcelo Oliveira.

Tombense
Darley; Gedeilson, Heitor, Alexandre e Anderson; Coutinho, Mateus, Betinho e Rafael Pernão (Dejair – 41’/2ºT); Jonathan (Lucas Silva – 38’/2ºT) e Jean (Daniel Amorim – 36’2ºT)
Técnico: Antonio Lopes Júnior.