Topo

Autor de um dos gols mais bonitos da Copa, Van Persie pode sair do United

Clive Mason/Getty Images
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/04/2015 19h23

Ao que tudo indica, a jornada de Van Persie no Manchester United está próxima do fim. Autor de um gols mais bonitos da Copa do Mundo no Brasil, o atacante holandês deve deixar os Red Devils ao final da temporada por conta da drástica queda de rendimento.

Segundo informações do jornal britânico Daily Star, o técnico Louis Van Gaal não conta mais com os serviços de seu compatriota e já encontra uma forma de negocia-lo. O diretor executivo do United, Ed Woodward, irá ouvir propostas pelo atacante na tentativa de vende-lo pelo maior valor possível, minimizando assim o impacto causado pela transferência do atacante em 2012, quando a equipe de Manchester pagou 24 milhões de libras para contrata-lo junto ao Arsenal.
 
O atacante teve um início arrasador no maior vencedor do Campeonato Inglês. Ainda sob o comando de Sir Alex Ferguson, o atleta marcou 30 gols em todas as competições e ajudou a equipe a conquistar o título nacional. Entretanto, após a aposentadoria do lendário treinador, Van Persie passou a conviver com seguidas lesões e sua média de gols caiu drasticamente. Foram apenas 18 gols na temporada seguinte, sob comando de David Moyes, e mais 10 na atual temporada, já sob orientações de Louis Van Gaal.
 
Com apenas mais 12 meses de contrato, o United não ofereceu nenhum novo vínculo para o atleta, que recebe aproximadamente 200 mil libras semanais. Entretanto, o clube não quer correr o risco de perder o atacante de graça ao término do seu contrato. Ainda de acordo com a publicação, Van Gaal estaria disposto a receber um valor inferior ao preço do passe do atleta para não sair no prejuízo. A saída do atleta também seria um importante alívio na folha salarial da equipe, que pretende fazer novos investimentos para a próxima temporada.
 
Ainda de acordo com a publicação, o alvo desejado por Van Gaal para substituir o holandês é o uruguaio Edinson Cavani, que faz boa temporada pelo PSG, mas já deu diversas declarações cogitando uma transferência para outras equipes. Especula-se que o United investirá cerca de 150 milhões de libras em reforços na próxima janela de transferências.
 
Enquanto nenhuma decisão concreta sobre o futuro do atacante é tomada, uma coisa é certa: Van Persie não participará do clássico local contra o Manchester City, neste domingo (12), por ainda estar se recuperando de uma lesão no joelho. Com apenas um ponto de vantagem na classificação, uma derrota no dérbi pode significar o fim das pretensões do United de brigar pelo título do campeonato local.