Topo

Luxemburgo é preferido no São Paulo. Aidar cogita Sabella

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

07/04/2015 14h40

Vanderlei Luxemburgo é o preferido do comando do departamento de futebol do São Paulo. Depois de dizer publicamente na segunda-feira (6) que preferia contratar um técnico desempregado, o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro foi surpreendido com a informação de que Abel Braga, o sucessor indicado por Muricy Ramalho, tem um acordo prévio com um clube do Oriente Médio. Agora, o principal alvo do São Paulo - que desde ontem já era um dos três comentados entre conversas da diretoria - é Vanderlei Luxemburgo.

O sucessor que o São Paulo quer para Muricy, no entanto, está empregado no Flamengo. Luxemburgo tem contrato até o fim deste ano. Nesta terça-feira (7), ele foi o principal nome mencionado nas conversas entre dirigentes do São Paulo. Tiveram influência as palavras ditas pelo treinador na noite anterior em participação no programa "Bem, Amigos", do SporTV. Ao ser questionado sobre trocar o Flamengo pelo São Paulo, afirmou: "Tenho direito de discutir a proposta. Aceitar é outra história. Não pode passar por mercenarismo, não passa por nada. Isso é profissionalismo".

Para tirar Luxemburgo do Flamengo, no entanto, é preciso pagar uma multa rescisória. O treinador recebe cerca de R$ 400 mil mensais, no mesmo patamar dos R$ 500 mil que recebia Muricy Ramalho, mas aponta que só sairá se a proposta for muito vantajosa. Recentemente, o comandante recusou oferta do Internacional de valor superior.

Outro ponto levantado é o desejo público do flamenguista em, um dia, dirigir o time do Morumbi. No Sportv, inclusive, citou que é o único dos grandes do Estado de São Paulo que ainda não dirigiu e elogiou o clube. 

O nome que não está tão presente nas conversas entre dirigentes no CT da Barra Funda, mas que circula no Morumbi e partiu do presidente Carlos Miguel Aidar é o do argentino Alejandro Sabella, que comandou a seleção argentina na Copa do Mundo de 2014, e chegou até a final contra a Alemanha. Sabella foi jogador do Grêmio e auxiliar de Daniel Passarella em sua passagem pelo Corinthians. Conhece o Brasil. Contratá-lo para o São Paulo, no entanto, seria passar por cima de tudo aquilo que pregou Ataíde Gil Guerreiro na segunda-feira, ao dizer que o projeto de contratar um estrangeiro foi por água abaixo e que o time contrataria o sucessor de Muricy dentro do cenário nacional.

O presidente, inclusive, deve respeitar as decisões tomadas pelo seu vice, que está à frente do planejamento do departamento.