Topo

Mulher faz Abel Braga recuar e cogitar acerto com São Paulo

Abel Braga em seu último jogo pelo Inter, em 2014; treinador está na mira do São Paulo - Alexandre Lops/AI Inter
Abel Braga em seu último jogo pelo Inter, em 2014; treinador está na mira do São Paulo Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

07/04/2015 20h04

Depois de dizer não para a primeira investida do São Paulo, Abel Braga recuou. Nesta terça, em uma nova conversa, o treinador mudou o tom e disse aos cartolas tricolores que o desejo da sua mulher de permanecer no país pode fazê-lo aceitar o convite do clube do Morumbi em vez da proposta milionária do Al Jazira, dos Emirados Árabes.

A mudança de postura animou os dirigentes do São Paulo, que têm o ex-treinador de Inter, Fluminense e Flamengo como o substituto ideal para Muricy Ramalho, que saiu na segunda (6), um dia depois da derrota para o Botafogo-SP. Tanto é assim que Abel foi o primeiro a ser procurado pelo clube, pouco depois da entrevista coletiva do vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro, na tarde da última segunda.

O primeiro contato, porém, não rendeu bons frutos. Abel explicou que está previamente acertado com o Al Jazira, clube que comandou de 2008 a 2011 e que estaria disposto a fechar um contrato milionário com o treinador, que receberia cerca de R$ 50 milhões somados ao longo de todo o compromisso.

Só que a situação mudou por uma questão familiar. A mulher de Abel não está disposta a deixar o país e sinalizou isso ao marido, que teria de ir sozinho para os Emirados caso quisesse fechar com o Al Jazira. Por isso, há, entre os cartolas são-paulinos, uma nova esperança renovada de acerto com Abel Braga.

Se as partes entrarem em acordo nesta terça, o novo comandante são-paulino pode ser anunciado já nesta quarta pela manhã. Em caso contrário, no entanto, volta à pauta o nome de Vanderlei Luxemburgo, hoje técnico do Flamengo, segunda opção do clube do Morumbi.

A alteração no tom da conversa com Abel mostra a velocidade com que as coisas estão acontecendo nos bastidores do Morumbi. Na última segunda, após o não do treinador, o São Paulo passou a trabalhar com Luxemburgo em primeiro plano.

Pesa a favor de Vanderlei a ideia da direção de trocar vários dos funcionários que trabalham no futebol tricolor. Com sua comissão fixa, o treinador do Flamengo encaixaria perfeitamente nesse choque de gestão que Aidar quer aplicar. O retorno de Abel Braga à mesa de negociações, porém, mudou tudo novamente.