Topo

Flu e Walter querem 'divórcio', mas podem desistir por falta de opção

Nelson Perez/Fluminense FC
Imagem: Nelson Perez/Fluminense FC

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/04/2015 06h00

Não é segredo que Walter quer deixar o Fluminense atrás de novas oportunidades para jogar, assim como a resistência do Tricolor em manter o atacante até o fim do ano. A dificuldade para conseguir um novo clube para o jogador e até mesmo a falta de reservas à altura para Fred podem manter o atleta nas Laranjeiras.

Walter até mesmo foi reintegrado para a partida decisiva contra o Madureira às 22h desta quarta-feira, em Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca. O gordinho havia sido afastado dos jogos pela diretoria após abandonar um treino na semana passada, mas a ausência de uma negociação avançada para uma transferência e a suspensão de Fred para o duelo mudaram os planos do Tricolor.

“Foi um ato de impulsividade dele, um garoto que conhecia há algum tempo. Ele vem treinando bem, me deu dúvida até para levá-lo para o jogo contra o Flamengo [no último domingo], pois treinou bem. Como tinha conversado com ele, achei melhor deixar de fora”, recordou Ricardo Drubscky após a reintegração.

A reintegração é apenas um indício de que o rompimento pode não acontecer mesmo sendo a vontade das duas partes no atual momento. O Fluminense tem dificuldade para encontrar interessados em Walter, pois quer repassar uma dívida de cerca de R$ 7 milhões (pouco mais de dois milhões de euros) assumida junto ao Porto em janeiro do ano passado no ato da assinatura do contrato de empréstimo. O valor é referente à compra de 25% dos direitos econômicos do atleta.

A dificuldade reside no fato de que o Fluminense não quer ficar com a fatia dos direitos econômicos de Walter, mas não encontra um interessado em pagar a dívida, além de não conseguir fazer o Porto abrir mão da quantia. O montante, inclusive, deveria ter sido pago aos portugueses até o fim do ano passado.

Hoje comandado por um dos principais entusiastas do futebol de Walter, o técnico Enderson Moreira, o Atlético-PR tenta chegar a um acordo com o Fluminense, mas esbarra nas limitações da negociação triangular envolvendo o Porto. O treinador tenta reeditar com o atacante a dupla de sucesso do Goiás em 2013.

Enquanto não resolve sua situação, Walter serve como ‘bombeiro’ no Fluminense substituindo Fred em partida fundamental para a temporada do Tricolor. Sem Fred, o time precisa vencer o Madureira para avançar no Carioca e evitar um fiasco logo no primeiro semestre com a eliminação precoce.

Cheio de alegria, Walter volta ao Flu e dá assistência em treino