Topo

Mais da metade de seguidores de C. Ronaldo e Neymar no Twitter não existem

EFE / Juanjo Martín
Imagem: EFE / Juanjo Martín

Do UOL, em São Paulo

08/04/2015 10h58

As contas de grandes celebridades no Twitter costumam contar com milhões de seguidores. E os esportistas não são diferentes. O que muitas pessoas não sabem, porém, é que a maioria destes fãs não existe. É o que mostra o periódico Diário Gol, que utilizou a ferramenta especializada ‘Twitter Audit’ para fazer um raio-x da popularidade dos atletas nas redes sociais.

Cristiano Ronaldo é o esportista mais seguido do Twitter e o 13º mais popular em todo o mundo, ficando atrás apenas de nomes como Justin Bieber e Barack Obama. São 34 milhões de fãs, mas 64% deles são ‘falsos’.

Neymar tem quase 18 milhões de seguidores e aparece como o 45º mais popular do Twitter, sendo que 60% destes fãs não existem. Gareth Bale (47%), Iniesta (50%) e Benzema (47%) são outros jogadores famosos citados pela reportagem com altos índices de ‘fãs fantasma’. Já o goleiro Casillas é o exemplo oposto, com 75% de seguidores 'reais'.

Esse alto índice de seguidores inexistentes ocorre por causa de usuários considerados inativos – pararam de utilizar o Twitter, mas mantiveram suas contas. Fontes consultadas pelo periódico, porém, também atentam para a possibilidade de ‘compra de seguidores’.

Segundo o diário, empresas especializadas um pacote de mil seguidores por apenas 20 euros. Já ganhar 250 mil fãs custaria aproximadamente 1.800 euros. O serviço seria utilizado por muitas celebridades em busca de maior popularidade.

A conta de Cristiano Ronaldo é gerenciada pela companhia portuguesa Polaris Sport, pertencente ao grupo Gestifute – de seu empresário Jorge Mendes. Todas as mensagens são em inglês e a maioria respondem a interesses comerciais de seus patrocinadores. Uma conta muito mais coorporativa do que a de outros atletas, como Neymar, que costumam utilizar as redes sociais para mostrar seu dia a dia e interagir com os internautas.

O periódico traz uma comparação com estrelas de outros esportes, especialmente do basquete. LeBron James conta com 40% de seguidores falsos, enquanto Shaquille O’Neal tem 38%. Já a conta de Kobe Bryant tem apenas 22% de fãs inexistentes.

Segundo o jornal espanhol, um dos motivos para esta diferença seria a maior popularidade dos jogadores de futebol. Por já possuírem grande quantidade de seguidores, estas contas seriam as primeiras a serem oferecidas pela rede social aos usuários novos, ainda propensos a abandonar o serviço após pouco tempo de uso.