Topo

Torcida cria o 'disque dedo-duro' contra Bernardo. Vasco 'lava as mãos'

Torcida tem perdido a paciência com Bernardo no Vasco - Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco
Torcida tem perdido a paciência com Bernardo no Vasco Imagem: Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/04/2015 13h34

O atraso de Bernardo ao treino da véspera do clássico com o Botafogo, que fez a diretoria suspender o jogador da partida, parece não ter sido perdoado por parte da torcida do Vasco. Inconformados com os recorrentes problemas de indisciplina do meia, cruzmaltinos criaram um "disque dedo-duro" para apurar possíveis abusos do jogador fora do ambiente de trabalho.

A ação foi divulgada pela organizada "Ira Jovem", que em uma página no Facebook o qualifica como "irresponsável" e destaca que "a paciência acabou".

Os torcedores disponibilizam um telefone para contato e sugerem que os internautas enviem fotos caso o atleta apresente posturas inadequadas fora de campo.

O UOL Esporte ligou para o número disponível e foi atendido por um membro da organizada que criou o disque-denúncia, mas que preferiu não se identificar. Ele, no entanto, fez questão de frisar que a ação não tem como intuito incitar a violência, e, sim, reunir provas à diretoria do clube de que Bernardo tem que ter seu contrato rescindido com o Vasco.

Vice-presidente de futebol do Cruzmaltino, José Luiz Moreira preferiu não se envolver na polêmica, ressaltando que a indisciplina cometida por Bernardo já foi resolvida internamente.

"Não tenho nada para falar sobre isso. Vou disputar um jogo importantíssimo nesta quarta (contra o Volta Redonda) para tentar a classificação (para a semifinal do Carioca). Não vou entrar em polêmica se jogador está sendo perseguido ou não. Não tem diálogo com torcida. Não quero saber. Cuido do futebol do Vasco", disse.

Além de ficar fora do duelo com o Botafogo, jogo em que seria titular, Bernardo foi multado pela diretoria. No dia da punição, relatos dão conta de que o meia chegou a chorar ao se desculpar à comissão técnica.

Na semana passada, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, deu novo voto de confiança ao atleta, mas frisou que, em caso de reincidência, a punição será maior.

"Bernardo não procedeu como deveria, teve a punição e agora vamos esperar que ele jogue futebol. Todos já sabem antes do erro qual a punição que vão ter. Bernardo errou e foi punido. Se fizer de novo,a punição será maior. Acredito muito no Bernardo. Mas é como em uma escola. Você tem seus deveres a cumprir. Se não cumprir, é penalizado", disse.

Namorada de Bernardo, Patrícia Mello se pronunciou nas redes sociais após a divulgação do disque-denúncia. A jovem nega que as fotos que já circulam na internet sejam atuais e pede que o meia seja cobrado somente dentro de campo:

"...As imagens que vêm sendo circuladas por aí não são atuais, são de 2012. As perseguições dos torcedores não são em vão, foram erros cometidos no passado que vêm sendo vinculados até hoje com o nome Bernardo. Mas não é agindo da forma que estão agindo que vamos para frente, e, sim, fazendo críticas construtivas, apoiando o jogador e o time, pois no final, todos nós temos o mesmo objetivo. E a resposta do mesmo esperamos em campo, que lá, sim, é onde deve ser cobrado".

Em outras passagens pelo clube, o jogador se envolveu em polêmicas, sendo a maior a que ocorreu em abril de 2013, quando foi sequestrado e torturado por bandidos do complexo de favelas da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro por, supostamente, se envolver com uma namorada de Marcelo Santos das Dores, o "Menor P", chefe do tráfico local na época e que hoje se encontra preso.

No início desta temporada, em entrevista ao UOL Esporte, Bernardo garantiu ter "passado uma borracha" no passado, admitiu que sofria cobranças dos filhos para jogar e destacou que esperava um 2015 "abençoado".  ?