Topo

SP se reúne com Sabella na Argentina. E embola disputa por técnicos

Sabella foi vice-campeão da Copa de 2014 - AFP PHOTO / PEDRO UGARTE
Sabella foi vice-campeão da Copa de 2014 Imagem: AFP PHOTO / PEDRO UGARTE

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

09/04/2015 15h05

O vice-presidente de futebol do São Paulo, Ataíde Gil Guerreiro, se reuniu com o técnico Alejandro Sabella nesta quinta-feira, na Argentina, e saiu do encontro disposto a esperar uma resposta até o próximo dia 17 (sexta-feira da semana que vem), como solicitado pelo treinador.

Tal situação fez o dirigente sair do encontro afirmando que Sabella, Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo e Jorge Sampaoli têm hoje a mesma chance de assumir o lugar de Muricy Ramalho, que saiu na última segunda-feira.

Sabella alega que disputa o cargo de treinador do Manchester City, da Inglaterra, e que não pode aceitar a proposta do São Paulo até o fim da próxima semana. Gil Guerreiro aceitou o tempo pedido pelo argentino, mas vai aguardar uma reunião com o presidente Carlos Miguel Aidar para definir os próximos passos.

O São Paulo disse na quarta-feira que queria uma resposta de Sabella até sexta (10). Mas só conseguiu mesmo ouvir do argentino que teria que esperar.

Gil Guerreiro viu que não conseguirá definição de Sabella antes do dia 17 e que, se apressá-lo, provavelmente ouvirá um não..

Até as últimas conversas, a diretoria via pouca transparência em parte do discurso do treinador argentino. Enquanto ele e seu estafe afirmam que disputam com o italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid, o posto no Manchester City para a temporada 15/16, o São Paulo não consegue comfirmar tais fatos - casas de apostas nem citam Sabella ou o colocam correndo totalmente por fora, e ele não foi citado pela imprensa inglesa, por exemplo.

Aceitar o prazo pedido por Sabella não faz com que o argentino tenha mais chances de ser o técnico do São Paulo depois do encontro com Ataíde Gil Guerreiro. Dependendo de como correr a reunião interna entre a cúpula são-paulina no fim de semana, ele pode até ser descartado. Aguardar uma decisão até o fim da próxima semana pode fazer com que o sucessor de Muricy Ramalho apareça no banco só às vésperas do confronto decisivo contra o rival Corinthians, pela fase de grupos da Copa Libertadores, no Morumbi, dia 22 de abril.

A situação no clube agora vai depender da postura do presidente Carlos Miguel Aidar nos próximos dias. Esperar por Sabella até o dia 17 pode fazer o clube perder Abel Braga, que já aceitou a proposta são-paulina e tem em mãos uma oferta financeiramente espetacular para voltar aos Emirados Árabes.

As menções a Jorge Sampaoli - outro argentino -, técnico da seleção do Chile, crescem à medida que o São Paulo começa a cogitar a decisão de manter o interino Milton Cruz até o início do segundo semestre. Sampaoli, então, assumiria o cargo após a Copa América. A decisão, no entanto, pode expor a diretoria uma vez que o time pode ser eliminado no Paulistão e na Libertadores sem treinador.

O nome que atrai mais adeptos entre a diretoria do São Paulo é Vanderlei Luxemburgo. Fosse o sucessor escolhido em uma votação entre presidente, vices e diretores, Luxemburgo sairia vitorioso. Mas o preferido está empregado no Flamengo, clube com o qual o São Paulo tem boa relação.

No fim de semana, prioridades estarão definidas e o São paulo escolherá quais serão os próximos passos.