Topo

Chuteiras, jornais, troféus e a camisa de Riascos no museu pessoal de Luan

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

10/04/2015 06h00

Luan tem apenas 24 anos, mas o jogador do Atlético-MG já prepara algo para quando parar de jogar futebol. De uma coisa ele não vai poder reclamar quando se aposentar: da falta de lembranças. Desde a época do futebol amador que o jogador vem acumulando itens, que já são suficientes para montar um museu pessoal. Se o Maluquinho alvinegro valoriza jornais antigos e algumas chuteiras, uma camisa é especial para o torcedor atleticano. Luan trocou o uniforme com o colombiano Riascos, no dia 30 de maio de 2013.

O atacante que agora está no Cruzeiro teve a chance de eliminar o Atlético da Libertadores daquele ano. Mas Riscos parou em Victor, no pênalti cobrado aos 48 minutos do segundo tempo, no jogo de volta das quartas de final do torneio continental. Se para o atleticano essa camisa tem muito valor, Luan prefere outros itens.

“São coisas marcantes. A chuteira da Copa do Brasil, do gol contra o Flamengo, está guardada em casa, toda suja. A do Tijuana, no gol lá, está guardada também, com a trava quebrada. Então é uma coisa que fica para mim”, comentou o meia do Atlético, que aponta jornais da época que defendia o Atlético Sorocaba e um troféu recebido ainda quando era jogador no futebol amador como os favoritos.

Até mesmo com Bernard ele trocou camisa. Luan confessa ser fã do ex-companheiro de clube e guarda com camisa o uniforme número 11 usado pelo meia durante a conquista da Libertadores de 2013. Com tantos objetivos de valor, Luan já tem condição de montar um pequeno museu apenas de sua carreira.

O costume de guardar recordações faz com que o meia se torne um ‘alvo’ de Marcos Rocha. O lateral direito do Atlético transformou uma brincadeira da torcida em boa ação. Rocha criou a Quarta-Galo, para leiloar objetos relacionados a ídolos do clube. O dinheiro arrecadado é usado para ajudar instituições beneficentes. Depois de arrecadar R$ 4,5 mil com as chuteiras de Diego Tardelli e R$ 8,2 mil com as luvas de Victor, em breve Marcos Rocha vai precisa de ajuda dos companheiros para realizar um novo leilão.

Mas vai ser difícil tirar alguma coisa da coleção de Luan. “Eu não daria não, são meus presentes. São coisas importantes para mim, como as chuteiras de gols importantes. Isso aí fica para mim. Estou brincando. Se fosse escolher uma chuteira ou uma camisa importante... Não daria mesmo não”, brinca o camisa 27 do Atlético.