Topo

Daniel Alves tem dias contados no Barça. Entenda a irritação do lateral

Daniel Alves ficou irritado com a demora do Barça para realizar uma oferta - LLUIS GENE/AFP PHOTO
Daniel Alves ficou irritado com a demora do Barça para realizar uma oferta Imagem: LLUIS GENE/AFP PHOTO

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

10/04/2015 06h00

Na manhã de quinta-feira, Daniel Alves recebeu um e-mail do Barcelona. No conteúdo, uma proposta tratada como final foi de salário abaixo do atual e período de dois anos de contrato, com opção de mais um em caso de no mínimo 60% de participação dos jogos. A resposta foi negativa e a irritação com o Barça chegou ao ponto mais alto. A saída do jogador tem data marcada para o dia 30 de junho, quando termina o contrato atual. 

Daniel Alves procurou o Barcelona para tratar da renovação pela primeira vez há quase um ano. Durante o período, nada aconteceu e a visão era de que os dirigentes mostraram o desinteresse na permanência. 
 
Sem propostas do Barcelona, Daniel Alves ouviu ofertas de seis clubes e separou duas como especiais. O aviso foi de que um posicionamento do Barça era prioridade, mas o julgamento final é de desvalorização.
 
“Temos dois clubes de Liga dos Campeões com proposta de salário maior que o atual e três anos de contrato. Ainda temos bônus por assinatura contratual. São valores que entendemos que o Barcelona não pode competir, mas não aceitamos abaixar salário de um jogador que sempre atua”, destacou a agente do jogador, Dinorah Santa Ana. 
 
Dinorah é a ex-mulher do jogador e com ele divide a administração de cinco empresas em Barcelona, tendo até mesmo comprado um clube de futebol da cidade. Os negócios e os dois filhos pequenos, com aprendizado no idioma catalão, levaram Daniel a priorizar o Barça.
 
O bom relacionamento no clube e a aceitação de boa parte da torcida também o animam e, assim, Daniel ficou confiante de que a exigência de um contrato de três anos com salário imutável seria aceita pelo Barcelona.
 
“É duro esperar até abril, ser fiel ao Barça, e não chegarmos a um acordo. Ele realmente queria muito ficar aqui”, comentou Dinorah.
 
O Barcelona está proibido pela Fifa de realizar contratações até janeiro de 2016. E Daniel Alves não é pressionado pelos reservas na lateral direita, o espanhol Montoya e o brasileiro Douglas. A esperança era de que isso fosse um trunfo para conseguir a desejada valorização. 
 
No entanto, com a punição, o Barcelona propôs inicialmente apenas um ano de contrato para Daniel Alves, transparecendo que o brasileiro não faz parte dos planos a longo prazo: “Me parece evidente que só querem o Dani enquanto não puderem contratar ninguém”, reconheceu Dinorah.
 
“Deixo claro que o Dani não é mercenário. Ele quer ficar, mas não em condição baixa. Hoje temos coisas melhores vindo de fora e é isso que iremos considerar. Os clubes já estão impacientes, e agora nós também”, finalizou a agente.