Topo

Atlético-MG alcança a 3ª maior sequência de invencibilidade do clássico

Carlos faz o gol do Atlético-MG com o goleiro Fábio já fora do lance - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Carlos faz o gol do Atlético-MG com o goleiro Fábio já fora do lance Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

12/04/2015 21h08

O Atlético-MG não conseguiu vencer o Cruzeiro neste domingo. O empate no primeiro clássico da semifinal mantém a equipe de Marcelo Oliveira com vantagem de jogar pelo empate, no jogo da volta, ainda sem data confirmada. No entanto, o placar igual no Independência serviu para o Atlético alcançar a terceira maior invencibilidade na história dos confrontos com o Cruzeiro.

Com o resultado deste domingo, já são dez partidas que o time alvinegro não deixa o campo derrotado em clássicos com o Cruzeiro. A série invicta começou no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2013, quando o Atlético venceu por 1 a 0, com gol do atacante Fernandinho.

Depois disso os dois clubes se encontraram ainda pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, a final da última Copa do Brasil e por duas edições do Campeonato Mineiro, incluindo a atual. Ao todo são cinco triunfos do Atlético e cinco empates. Chegar a dez jogos de invencibilidade no maior clássico do estado não é novidade, pois é a oitava vez que isso acontece. Porém, somente duas vezes um clube conseguiu passar essa marca. O Atlético na década de 80 venceu oito de dez Estaduais possíveis e ainda estabeleceu a sequência de 13 clássicos de invencibilidade. Na ocasião foram cinco vitórias e oito empates.

Outro retrospecto interessante a favor do Atlético é o de clássicos disputados no Estádio Independência. O empate deste domingo foi o 9º realizado no Horto deste a reforma do local e o Atlético segue invicto diante do maior rival, agora com cinco triunfos e quatro empates. Com tantos números positivos, o Atlético confia numa vitória no clássico da volta, para se garantir na final do Mineiro pelo 9º ano consecutivo.

“Sabemos que vai ser um jogo totalmente diferente e se conseguirmos impor nosso ritmo novamente, temos grandes chances de conseguir o resultado”, comentou o lateral direito Marcos Rocha.

Confira a maiores sequências de invencibilidade no Atlético x Cruzeiro:

1 – Atlético (1985 a 1987) com 13 jogos. Cinco vitórias e oito empates
2 – Cruzeiro (2007 a 2009) com 12 jogos. Dez vitórias e dois empates
3 – Atlético (1947/1948) com 10 jogos. Nove vitórias e um empate
4 – Atlético (1937 a 1939) com 10 jogos. Oito vitórias e dois empates
5 – Cruzeiro (1966 a 1968) com 10 jogos. Cinco vitórias e cinco empates
6 – Atlético (2013 a 2015) com 10 jogos. Cinco vitórias e cinco empates
7 – Atlético (1970 a 1972) com 10 jogos. Quatro vitórias e seis empates
8 – Cruzeiro (2000 a 2002) com 10 jogos. Três vitórias e sete empates