Topo

10+: Erros de arbitragem, golaço e redenção de craques marcam os estaduais

Do UOL, em São Paulo

13/04/2015 06h00

Classificação e Jogos

Os campeonatos estaduais entraram na reta final e, mais uma vez, a má atuação dos árbitros ganhou destaque. No Paulistão, o Corinthians venceu a Ponte Preta por 1 a 0, em partida marcada por um erro do auxiliar, que anulou um gol legal do time de Campinas em Itaquera. No Rio, Vasco e Flamengo saíram na bronca com o juiz da partida. A principal reclamação é do time vascaíno, em relação à forte entrada do volante Jonas no atacante Gilberto.  

Mas a rodada também teve lado bom. No clássico mineiro, o uruguaio De Arrascaeta voltou a marcar um golaço. Em São Paulo, Ganso e Valdivia, contestados, destacaram-se nas vitórias de São Paulo e Palmeiras sobre Red Bull e Botafogo-SP, respectivamente. Fred, por sua vez, chegou ao 300º gol na carreira durante a vitória do Fluminense por 2 a 1 sobre o Botafogo. No Pará, o Paysandu garantiu uma vaga na semifinal ao bater o São Francisco por 9 a 0.

1 - Olha o impedimento

O Corinthians garantiu a classificação às semifinais ao vencer a Ponte Preta por 1 a 0, com um gol de Renato Augusto no segundo tempo. O jogo, no entanto, também foi marcado pelo erro de arbitragem ainda da etapa inicial, que impediu a Ponte de abrir o placar.

No lance, o auxiliar Vicente Romano Neto viu impedimento de Renato Cajá. O meia completou para as redes após a finalização de Juninho e o rebote de Cássio. No momento da segundo conclusão da Ponte, Cajá estava atrás da linha da bola e, portanto, com condição legal.

2 - Cenas lamentáveis

A semifinal do Campeonato Gaúcho acabou marcada pela violência. No sábado, em Rio Grande, uma confusão entre torcedores do Brasil de Pelotas paralisou a partida contra Internacional. O conflito começou com uma provocação aos policiais e à torcida adversária. A briga correu  entre os próprios torcedores do Brasil de Pelotas. Na ação, gás de pimenta foi usado para tentar conter o tumulto, que deixou pelo menos duas pessoas feridas e atrasou em 43 minutos. Em campo, tudo igual: após o Inter abrir o placar, a equipe de Pelotas conseguiu empatar. A vaga na final dom estadual ocorrerá no próximo domingo, no Beira-Rio.

3 - Fred, 300 gols

Fred mais uma vez mostrou seu poder de decisão. No jogo de ida da semifinal do campeonato carioca, o atacante marcou dois gols e ajudou o Fluminense a reverter a vantagem do Botafogo. De quebra, o camisa 9 chegou à marca de 300 gols na carreira e 150 gols com a camisa do time carioca. Fred abriu caminho para a vitória por 2 a 1 no primeiro tempo, depois de completar cruzamento de cabeça. Na etapa final, o artilheiro do campeonato cobrou bem um pênalti e fez o segundo. Willian Arão diminuiu o prejuízo do Botafogo.

Fred, agora, terá de torcer para ser absolvido nos tribunais. Expulso contra o Flamengo na Taça Guanabara, Fred deixou o campo revoltado e fez graves acusações contra a arbitragem. Ele foi denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) e será julgado nesta quarta-feira. A punição poderá chegar a seis jogos, o que tiraria o atacante do Campeonato Carioca de 2015.

4 - Entre aplausos e vaias

Um gol e uma assistência transformaram vaias em aplausos no Morumbi. Antes do jogo São Paulo e Red Bull, válido pelas quartas de final do Paulistão, parte dos 18 mil torcedores presentes ao estádio vaiaram o camisa 10 são-paulino. Durante a vitória por 3 a 0, Ganso conseguiu dar a volta por cima.

No primeiro gol da equipe, o meia, na barreira do adversário, abaixou-se e deu a chance de Rogério, de falta, marcar o gol número 127 da carreira. Na etapa final, Ganso deixou Alexandre Pato na cara do gol e, depois, deu números finais ao jogo ao completar cruzamento de Michel Bastos. No lance, o camisa 10 entrou na área e tocou de cabeça para o gol.

5 - Valdivia decide

Valdivia jogou apenas 29 minutos, mas foi decisivo na vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP. O meia chileno, dez minutos depois de entrar em campo, deu um drible na intermediária, abriu espaço e tocou para o lateral Lucas, que cruzou na área para o gol de Leandro. Durante a partida, Valdivia teve seu nome gritado pela torcida.

O camisa 10, que negocia com a diretoria a renovação do contrato, disputou o terceiro jogo na temporada e deve ser relacionado para enfrentar o Corinthians na próxima semana, em jogo válido pela semifinal do Paulistão.

6 - A artilharia, enfim

Ricardo Oliveira viu, no sábado, Alexandre Pato igualar sua marca e chegar à vice-artilharia do Paulistão. O atacante do Santos, porém, não deu chance ao rival. Contra o XV de Piracicaba, o camisa 9 marcou um dos gols da vitória por 3 a 0 e passou a dividir a ponta com Crislan, do Penapolense, com nove gols marcados.

Pato, que somaoito gols no campeonato, terá a chance de empatar a disputa daqui a alguns dias, justamente no clássico Santos e São Paulo, na Vila Belmiro. O confronto vale também uma vaga na final do estadual. O Santos, assim como Ricardo Oliveira, terá a chance de jogar com o apoio da torcida.

7 - Voadora no clássico

A partida Vasco e Flamengo terminou empatada sem gols. O clássico válido pela semifinal do carioca, entretanto, acabou marcado pela tensão e lances polêmicos. Aos 10 minutos de jogo, o volante Jonas acertou o atacante Gilberto no rosto após errar o bote em uma jogada. Após a entrada, os jogadores do Vasco pediram a expulsão do atleta, que só recebeu cartã amarelo. 

Gilberto precisou ser atendido e chegou a receber um curativo no rosto antes de voltar ao gramado. O flamengo, por sua vez, reclamou de algumas jogadas mais ríspidas, como Dagoberto e Rodrigo, que também passaram impunes no clássico.

8 - Mais um golaço

Virou rotina. Depois de marcar um gol de bicicleta na vitória por 3 a 0 sobre o Mineros, na Libertadores, De Arrascaeta voltou a brilhar com a camisa do Cruzeiro. Desta vez, contra o Atlético-MG, o uruguaio passou por três rivais antes de tocar na saída de Victor. Na jogada, o meia chegou a colocar a bola entre as pernas de Josué. Após a partida de ida da semifinal do Campeonato Mineiro, que terminou empatada por 1 a 1, De Arrascaeta afirmou que prefere o gol marcado na Libertadores.

9 - Goleada sem dó

Paysandu não tomou conhecimento do São Francisco na última rodada da primeira fase. O time paraense venceu por 9 a 0 e garantiu o primeiro lugar no Grupo A. Souza, ex-Corinthians e Flamengo, marcou o sexto gol da goleada. Na semifinal, o Paysandu vai enfrentar o Parauapebas. A partida será disputada na próxima quarta-feira, no Mangueirão, em Belém. O maior rival, Remo, terá o Paragominas pela frente.

10 -  Sob suspeita

Atlético de Ibirama e Avaí entraram em campo no último sábado com o objetivo de escapar do rebaixamento no Campeonato Catarinense. Para isso, empataram por 0 a 0, sem fazer muita força para abrir o placar. Na última rodada d quadrangular da morte, os times somavam nove pontos cada e garantiam a permanência na elite com um empate. O Guarani de Palhoça tinha seis, e só escaparia da queda caso vencesse o Marcílio Dias na última rodada, beneficiado ainda por uma eventual vitória no jogo em Ibirama.

Jogando em casa, o Guarani fez sua parte e venceu por 1 a 0. No outro jogo da rodada, porém, um duelo de poucas oportunidades acabou terminando sem gols, rebaixando Guarani e Marcílio. Protagonistas do 0 a 0, Atlético de Ibirama e Avaí se salvaram.