Topo

Em jogo de homenagens, Liverpool vence o Newcastle e ainda sonha com a Liga

Do UOL, em São Paulo

13/04/2015 17h51

O Liverpool conseguiu se recuperar de dois tropeços seguidos no Campeonato Inglês ao derrotar o Newcastle por 2 a 0 nesta segunda-feira, no complemento da 32ª rodada do torneio. O jogo disputado no Anfield Road foi marcado por duas homenagens: às vítimas do Desastre de Hillsborough, ocorrido há 26 anos, e ao volante Jonás Gutiérrez, que, curado de um câncer, entrou em campo aos 21 minutos do segundo tempo.

Com a vitória, o time de Philippe Coutinho segue vivo na busca por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Os gols da partida foram marcados por Sterling e Allen, um em cada tempo. Agora, o Liverpool soma 57 pontos e fica a quatro pontos do Manchester City, quarto colocado da Premier League. Manchester United (65), Arsenal (66) e Chelsea (73) também estão à frente da equipe.

Antes do jogo, os torcedores presentes ao Anfield Road fizeram um minuto de silêncio e lembraram dos 96 mortos no Estádio de Hillsborough antes da semifinal da Copa da Liga Inglesa, entre Liverpool e Nottingham, no dia 15 de abril de 1989. Os jogadores, por sua vez, se abraçaram no meio-campo.

A vitória sobre o Newcastle, 13º colocado do Inglês, começou a ser consruída logo aos nove minutos de jogo. Henderson lançou Sterling na área, que abriu espaço e bateu colocado no canto direito do goleiro. O primeiro tempo também foi marcado pelo bom desempenho de Philippe Coutinho. O meia fez três boas jogadas, com direito a toque de calcanhar e dois dribles na ponta direita.

No fim da etapa inicial, o Newcastle quase empatou. Primeiro, o time teve um pênalti não marcado aos 37 minutos. Depois, Mignolet salvou o Liverpool em cabeçada de Pérez dentro da área. No retorno ao jogo, a equipe da casa soube administrar o resultado, sem sustos. Aos 25, Allen fechou o placar após falha do zagueiro Williamson. No rebote, o volante bateu no alto, sem chances para o goleiro Krul. 

O Liverpool, com o resultado, voltou a respirar no Inglês. Nas duas rodadas anteriores, o time perdeu para o Manchester United (2 a 1) no Anfield Road e acabou goleado em Londres pelo Arsenal (4 a 1). No próximo jogo, o Liverpool enfrenta o Hull City em casa.