Topo

Grêmio usa molde de sucesso e observa destaques do Cruzeiro-RS

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alege

13/04/2015 18h42

O Grêmio tem por tradição avaliar bem o que ocorre próximo de casa. Há exemplos recentes de jogadores contratados de times do interior gaúcho que deram certo, passaram pelo Tricolor, renderam dinheiro e seguiram carreira. Não é diferente agora. Dois jogadores do Cruzeiro-RS, destaques do Estadual, estão na mira do clube e podem seguir molde de sucesso. 

Vágner é meia, tem 23 anos, formado na base do Internacional, passou por uma série de clubes pequenos até o Cruzeiro, onde se destacou neste Gauchão. Já Matheus, de 20 anos, é cria da base do clube da zona leste Porto Alegre [que se muda para Cachoeirinha com a construção de um novo estádio]. Ambos são muito bem avaliados. 
 
"São jogadores observados por nós, e uma série de clubes. O Grêmio tem isso historicamente. Fizemos com Alex Telles, Ramiro, Paulinho, que está muito bem no Londrina e teve contrato renovado antes de ser emprestado porque vemos nele um potencial muito interessante, Bressan, entre tantos outros... Fomos muito criticados quando trouxemos estes jogadores, e todos deram resultado", disse o diretor de futebol do Grêmio, Rui Costa, ao UOL Esporte. 
 
É um molde de sucesso que o clube pretende manter. Além de observar o mercado gaúcho, olha também os Estaduais pelo país para coletar jogadores de baixo custo imediato mas com potencial de valorização breve. 
 
"O Wendell, que veio do Londrina, é a mesma coisa. Observamos o Gaúcho, o Paulita, Carioca, Paranaense, todos os Estaduais. É da observação que surgem situações assim. Mas daí a dizer que o Grêmio tem uma negociação com o Cruzeiro, é uma outra história", afirmou. 
 
Ambos os jogadores contemplam perfil desejado pelo clube. São jovens, podem render a longo prazo, não trariam custo alto e poderiam acabar integrados ao elenco principal. 
 
Cruzeiro aceita negociar
 
"Ambos pertencem 100% ao Cruzeiro. Ouvimos notícias mas o Grêmio não nos procurou oficialmente. Soubemos do interesse do Flamengo, do Inter, de clubes de Portugal. São sondagens, esperamos um contato nas próximas horas", disse Dirceu Castro, diretor de futebol do Cruzeiro-RS ao UOL Esporte. 
 
Vágner tem mais três anos de contrato com o clube, Matheus mais dois anos e meio. E o perfil de negócio pode ser debatido. O Cruzeiro aceitaria, eventualmente, empréstimo com direitos fixados. Modelo idêntico ao feito pelo Grêmio com Wendell, por exemplo. 
 
"É óbvio que gostaríamos de dinheiro. O Cruzeiro não irá, de qualquer forma, se desfazer de 100% do jogador. Mas pode ser empréstimo com cláusula de compra. Não podemos nos deslumbrar e achar que tudo se faz agora. Temos os pés no chão. Já temos experiência em montar times sem dinheiro, não podemos deixar as coisas saírem da nossa mão. Não vamos precipitar a saída dos jogadores", concluiu Dirceu.