Topo

Guerrero com dengue? Corinthians diz que faz vistorias e usa repelentes

Guerrero deve perder, no mínimo, mais três jogos do Corinthians - Eduardo Anizelli/Folhapress
Guerrero deve perder, no mínimo, mais três jogos do Corinthians Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

13/04/2015 14h26

Embora Paolo Guerrero seja o segundo jogador com indicações de dengue em 2015, o Corinthians praticamente descarta a possibilidade de que o peruano e o jovem zagueiro Rodrigo Sam possam ter sido infectados pelo mosquito em treinamentos no CT Joaquim Grava. O clube afirma tomar providências para minimizar os riscos no ambiente de trabalho do elenco (ver vídeo abaixo).

Nesta segunda-feira, o Corinthians se manifestou por meio do médico Ivan Grava e afirmou considerar bastante provável que Guerrero tenha contraído dengue em sua casa. Na ocasião, com Rodrigo Sam, o clube alegou que ele havia sido infectado em viagem de folga para Marília, onde reside a família. A cidade paulista tem índices elevados da epidemia.

"Perto da residência dele (Guerrero), tem um foco de dengue grande", disse Ivan Grava em relação a Alphaville, onde mora o peruano. "E todo mundo tem risco de pegar dengue, inclusive todos nós. É uma epidemia no estado de São Paulo", alegou.

Segundo o médico, que é filho de Joaquim Grava, o Corinthians realiza os procedimentos possíveis para minimizar riscos. "A orientação que a gente tem do sistema público de saúde é sair da região dos focos, olhar as casas próximas que possam ter o mosquito. Aqui no CT, os funcionários sempre estão olhando. Também passamos repelentes e tiramos eles (jogadores) do horário (em treinos) em que tem mais mosquito", comentou.

Para o meia Renato Augusto, o que ocorreu com Guerrero gera preocupação no elenco. "Medo existe porque não é só no caso do Paolo (Guerrero). No dia a dia está difícil, mas a princípio ele não teria sido contaminado aqui e sim em Alphaville. O medo existe, mas não passaram nada para a gente (recomendações novas)", frisou.

O Corinthians aguarda apenas um exame mais detalhado para oficializar a dengue de Guerrero, cujo estado clínico já aponta nesse sentido. O departamento médico estima uma semana de repouso absoluto, a contar do último sábado, e ainda mais uma semana para que ele possa retornar aos treinamentos. "A partir daí, a resposta será dele", disse Ivan Grava sobre o prazo para o centroavante voltar a jogar.

Desfalque no sábado passado com a Ponte Preta, Guerrero então perderia ainda os jogos com San Lorenzo (quinta, 16), Palmeiras (domingo, 19), São Paulo (quarta, 22) e ainda uma eventual primeira partida da decisão paulista (domingo, 26).