Topo

Inter amplia garimpo de joias gringas e contrata argentino para a base

Ezequiel Gonzalo, 19 anos, veio com outros gringos para testes e ficará no Inter - Guilherme Testa/Divulgação
Ezequiel Gonzalo, 19 anos, veio com outros gringos para testes e ficará no Inter Imagem: Guilherme Testa/Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

14/04/2015 06h00

A busca por reforços estrangeiros no Internacional não se restringe ao grupo principal – que atualmente conta com cinco gringos. Desde o começo do ano passado, o Colorado tem garimpado o continente atrás de reforços, especialmente na Argentina e no Uruguai, e nesta semana finaliza a contratação de mais uma promessa que fala espanhol: Ezequiel Gonzalo, volante argentino formado no All Boys.

Aos 19 anos, Gonzalo tem até a próxima quinta-feira para assinar um contrato de 10 meses – após esta data a janela de negociações internacionais se fecha no Brasil. O acordo está apalavrado e depende apenas da burocracia para ser firmado. A permanência dele consolida um movimento do clube gaúcho no mercado.

Para chegar até seu mais novo gringo, o Inter usou o CAPA (Centro de Análise e Prospecção de Atletas). Com ele, colheu estatísticas e imagens de Ezequiel Gonzalo. Em dezembro, funcionários do Inter foram até a Argentina e observaram o jogador. Após o jogo no bairro Monte Cristo, na capital argentina, um período de testes em Porto Alegre foi oferecido. No Rio Grande do Sul desde fevereiro, o volante confirmou as expectativas.

Com vigor físico e boa saída de bola, Gonzalo recebeu oferta de contrato definitivo antes do fim do período de testes. Com ele também veio o uruguaio Gerônimo Guzman, zagueiro de 1,87m, mas que não agradou e foi liberado. A dupla disputou jogos no time júnior e até no Inter B – dirigido por Clemer. Ambos marcaram gols na recente vitória de 12 a 0 em cima do Tamoio, da cidade de Viamão.

“Não é algo agressivo no mercado, mas estamos com nossas inserções. O clube conta com o CAPA e faz observação constante de jovens nos campeonatos que jogamos e em outras competições de várias categorias”, conta Jorge Andrade, diretor da base do Inter.

A motivação para o garimpo em países sul-americanos é óbvia: o custo menor em relação aos jogadores brasileiros. Ezequiel Gonzalo se juntará a outro gringo no time júnior do Inter: Joel Bregonis, que começou no Nacional de Montevidéu e foi contratado pelo Colorado no final de novembro.