Topo

Sócrates passa a dar nome a escola após consulta popular em São Paulo

Prefeito Fernando Haddad participa de cerimônia na Escola Dr. Sócrates Brasileiro - Douglas Pingituro/PhotoPress
Prefeito Fernando Haddad participa de cerimônia na Escola Dr. Sócrates Brasileiro Imagem: Douglas Pingituro/PhotoPress

Do UOL, em São Paulo

14/04/2015 20h52

Um dos maiores nomes do futebol brasileiro recebeu uma homenagem nesta terça-feira. Sócrates, craque da seleção e do Corinthians, dará nome a uma escola da zona sul de São Paulo. A mudança foi homologada em uma cerimônia no local, com a presença do prefeito Fernando Haddad. Agora, a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Campo Limpo será chamada de Escola Municipal Dr. Sócrates Brasileiro.

Além da homenagem, o argumento usado pelo vereador Cláudio Fonseca, autor do pedido, foi a repetição de nomes das escolas da região -- havia três EMEFs chamadas de Campo Limpo. A EMEF Campo Limpo I, que agora leva o nome de Sócrates, recebeu a denominação em caráter provisório, no fim de 2008.

Além disso, em outubro de 2011, o Conselho de Escola realizou um plebiscito para a escolha do novo nome. De acordo com o texto do pedido, o pleito contou com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar. "A escola sente-se muito honrada em receber o nome do Dr. Sócrates Brasileiro por se tratar de um brilhante desportista, além de médico, que muito contribuiu para o restabelecimento da Democracia em nosso país, participando ativamente do processo pelas Diretas Já", diz um trecho do documento.

Sócrates morreu poucas semanas depois da consulta popular. O ex-jogador não resistiu a uma infecção generalizada e faleceu no dia 4 de dezembro, no hospital Albert Einstein. O craque brilhou com a camisa do Corinthians, clube pelo qual foi contratado em 1978, já aos 24 anos.

Sócrates começou a carreira no Botafogo-SP. No clube de Ribeirão Preto, chegou à artilharia do Paulistão de 1976 e levou o time à conquista do primeiro turno da edição de 1977. À época, o meia também se dedicava aos estudos, na faculdade de medicina.

No Corinthians, tornou-se um dos líderes da Democracia Corintiana, movimento que surgiu em meados de 1981. Nos dois anos seguintes, o time paulista conquistou o bicampeonato estadual. Sócrates foi o capitão brasileiro na Copa do Mundo de 1982, na Espanha -- também disputou a de 1986, no México. Além disso, o craque vestiu as camisas de Fiorentina, Flamengo e Santos.

Sócrates foi homenageado e dará nome a escola - Folhapress - Folhapress
Imagem: Folhapress