Topo

Veja cinco motivos para o Cruzeiro não desistir do chileno Valdivia

Valdívia é considerado o nome ideal para reforçar o setor de criação do Cruzeiro nesta temporada - Julia Chequer/Folhapress
Valdívia é considerado o nome ideal para reforçar o setor de criação do Cruzeiro nesta temporada Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

15/04/2015 06h00

É fácil encontrar motivos para não contratar Valdívia. O chileno está sempre envolvido em polêmicas por causa de seu temperamento e ainda é conhecido pelas inúmeras lesões musculares. Mas o que faz o Cruzeiro, bicampeão brasileiro, com os melhores jogadores do país nas duas últimas temporadas, contratar um atleta recheado de problemas? O UOL Esporte tenta explicar com cinco motivos.

Antes de listar as razões pelas quais o clube mineiro sonha com o camisa 10 da seleção chilena em seu elenco, a reportagem esmiúça a negociação. A diretoria celeste mantém conversações com o pai do atleta, Luis Valdívia, e tenta acertar a transação em definitivo antes do término de seu contrato com o Palmeiras, o qual tem encerramento previsto para agosto deste ano.

O parente do meia-atacante deu sinal verde para que as tratativas avançassem, mas o Cruzeiro esbarra na liberação de Alexandre Mattos. O diretor de futebol palmeirense só aceita liberar o chileno mediante uma compensação. A primeira ideia é receber atletas em troca. O zagueiro Bruno Rodrigo e os atacantes Judivan e Willian são os prediletos na Academia de Futebol. O bicampeão nacional, entretanto, não tenciona liberá-los.

Diante do imbróglio da liberação do jogador, o gerente de futebol Valdir Barbosa, avalizado pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares, cogita desembolsar um montante para tirá-lo de São Paulo. Os valores não são revelados e a cúpula não assume oficialmente a sua intenção. Por isso, adota o discurso de que as ‘conversas esfriaram’ por conta da postura de Paulo Nobre e Mattos.

Explicada a negociação, veja os cinco motivos listados pela reportagem para o Cruzeiro investir no chileno Valdívia:

1 - Falta de opções no mercado
A diretoria procurou nomes no Brasil e no exterior, casos de Lucas Lima, do Santos, Cristian Rodríguez, atualmente no Grêmio, Cleiton Xavier, que defende o Palmeiras, e Nenê, recém-contratado pelo West Ham, da Inglaterra. A maioria, entretanto, não acertou por preferir propostas de outros clubes ou por não estarem entre os disponíveis.

Diante disso, Valdívia é uma das poucas opções que pode ficar livre no mercado. O chileno está prestes a encerrar o seu contrato com o Palmeiras e a princípio não tem perspectiva de renovar o seu vínculo.

2 - Respeito na América do Sul
Famoso no continente, sobretudo por disputar duas edições da Copa do Mundo pela seleção chilena – 2010 (África do Sul) e 2014 (Brasil) –, o jogador pode ser um nome importante durante a disputa da fase final da Copa Libertadores da América em caso de classificação do time comandado por Marcelo Oliveira. O respeito que detém frente aos atletas pode ser um ponto positivo nos complicados desafios que a equipe terá.

3 - Tecnologia no departamento médico
Valdívia é conhecido pelas recorrentes lesões na carreira, sobretudo musculares. O departamento médico do Cruzeiro conta com tecnologia avançada para amenizar as contusões, como fez com o atacante Dagoberto durante o período que defendeu o clube. Há, hoje, no clube um aparelho que mede a propensão do jogador às contusões. É possível reduzir drasticamente os problemas clínicos do chileno.

4 - Poder de definição
Quando está em campo, o meia-atacante costuma ser decisivo. Um bom exemplo é o jogo contra o Botafogo-SP, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, na manhã de domingo, no Allianz Parque. O gerente de futebol Valdir Barbosa enalteceu recentemente esta qualidade do meio-campista.

5 - Valor inferior ao de outras opções
Por ter contrato com o Palmeiras até agosto, o jogador não demandará um investimento muito elevado. Apesar do alto salário, o chileno é considerado ‘barato’ por conta do montante que o clube terá que investir para tirá-lo da Academia de Futebol. O Cruzeiro estuda disponibilizar atletas em troca da chegada do camisa 10 à Toca da Raposa II tamanha a necessidade para buscar alguém.