Topo

Choros, polêmicas e amor e ódio com torcida marcam Bernardo no Vasco

Parte da torcida tem perdido a paciência com Bernardo no Vasco - Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco
Parte da torcida tem perdido a paciência com Bernardo no Vasco Imagem: Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/04/2015 06h00

O choro compulsivo de Bernardo na saída de campo, na vitória do Vasco por 3 a 2 sobre o Rio Branco-AC, marcou mais um capítulo de uma louca história que o meia escreve em sua passagem pelo clube, que já contou com momento explosivos, de tristezas, alegrias, vaias, aplausos, atrasos e até mesmo um sequestro.

Revelado pelo Cruzeiro onde surgiu como promessa, Bernardo chegou por empréstimo ao Vasco em 2011 já com uma fama de jovem polêmico em função de sua trajetória nas divisões de base da Raposa.  Antes, havia sido emprestado ao Goiás onde alternou bons e maus momentos.

A primeira temporada no Cruzmaltino, porém, parecia ser um divisor de águas na carreira do atleta. Com boas atuações e belos gols, virou rapidamente o xodó da torcida mesmo em um elenco que contava com Felipe, Diego Souza, Alecsandro, Dedé, entre outros.  Na crista da onda, fez o clube se esforçar para comprá-lo por R$ 3,5 milhões.

Em 2012, no entanto, as coisas começaram a desandar. Com salários atrasados, apareceu certa vez num treinamento em São Januário chorando e alegando passar por dificuldades financeiras. Pai de quatro filhos, deixou de lado o carinho que recebia dos vascaínos e acionou a Justiça pedindo a rescisão de contrato. A notícia foi divulgada pouco antes de entrar em campo num jogo pelo Campeonato Carioca, fato que o fez ser muito vaiado e gerou seu primeiro embate com a torcida, que presenciou gestos do jogador na saída de campo.

Naquela temporada, foi emprestado ao Santos e teve passagem apagada. Retornou em 2013 e teve um bom início, marcando gols e parecendo ter reatado a lua de mel com os cruzmaltinos. Uma grave lesão no joelho direito, porém, o deixou fora por longo tempo. No período de recuperação, foi visto em baladas, algo que gerou o início da “perseguição” da torcida com suas posturas extracampo. Ainda durante este tempo, se envolveu na maior de suas polêmicas no Rio de Janeiro.

Após frequentar churrascos em algumas oportunidades no Complexo de favelas da Maré, foi acusado de se envolver com a namorada do traficante Marcelo Santos das Dores, conhecido como Menor P. Acabou sendo sequestrado e ficou sob poder de bandidos na comunidade em momentos de tortura e terror. O retorno aos gramados que era previsto em seis meses, acabou acontecendo em oito.

Em 2014, foi emprestado ao Palmeiras e teve pouquíssimas oportunidades, participando de sete jogos e não marcando nenhum gol.

Voltou ao Vasco no início deste ano e, em entrevista emocionada ao UOL Esporte ainda na pré-temporada, prometeu dedicação, foco e desejou ter um 2015 “abençoado”. Novamente teve um começo empolgante, mas o rendimento de novo caiu.

Na véspera do clássico com o Botafogo, onde seria titular, chegou atrasado ao treino após curtir, na noite anterior, um casamento. Foi punido com a exclusão da partida e uma multa. No vestiário, chorou e pediu desculpas.

Inconformada com os problemas disciplinares de Bernardo, uma organizada do clube criou um “disque-denúncia” para apurar os abusos do meia fora de campo.

Apesar de todas as polêmicas, o jogador ainda goza de prestígio com boa parte da torcida e, após o episódio desta quarta-feira, recebeu diversas manifestações de apoio em seu Instagram.

“O Bernardo é um excelente jogador. A torcida tem que ter paciência com ele. Não vem jogando tanto e por isso está um pouco sem ritmo. No começo do ano estava sendo importante, mas infelizmente não está atravessando uma boa fase, mas é um garoto bom que com certeza vai nos ajudar muito”, destacou o atacante Thalles, que é um dos melhores amigos dele no clube, à Rádio Globo.

A princípio, Bernardo será relacionado para a semifinal do Campeonato Carioca deste domingo, contra o Flamengo, às 16h, no Maracanã. A tendência, no entanto, é que ele fique no banco de reservas.