Topo

Em protesto contra a FMF, cruzeirenses jogam milho na entrada da entidade

Entrada da entidade foi coberta de milho nesta quinta-feira - Reprodução/Internet
Entrada da entidade foi coberta de milho nesta quinta-feira Imagem: Reprodução/Internet

Do UOL, em Belo Horizonte

16/04/2015 16h07

A insatisfação do Cruzeiro após ter seu pedido de adiamento indeferido no TJD-MG não se restringiu somente aos diretores e jogadores. Na madrugada desta quinta-feira, um dia após a confirmação do clássico para este domingo, torcedores espalharam milhos na entrada da Federação Mineira de Futebol, em claro sinal de protesto à entidade e provocação ao rival Atlético-MG.

Desde o ano passado, a prática dos torcedores do Cruzeiro se tornou frequente para provocar os torcedores do Atlético. Na véspera da final pela Copa do Brasil de 2014, no Independência, a rua Pitangui, que dá acesso ao estádio, amanheceu com milhos jogados durante a madrugada, deixando claro a intenção de tirar um sarro do rival. O mesmo aconteceu no Campeonato Mineiro deste ano, quando o Atlético foi a Ipatinga enfrentar o Tombense.

Desta vez, porém, a atitude dos torcedores celestes foi vista como claro sinal de protesto. Antes de recorrer ao TJD e ter seu pedido de adiamento negado, o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinha Tavares, já tinha mostrado descontentamento com a postura da Federação Mineira ao não permitir que o clássico pela semifinal do estadual fosse realizado neste sábado, conforme era o desejo do clube. Em contato com o UOL Esporte, Gilvan chegou a citar um provável favorecimento ao Atlético, já que todos na FMF, segundo ele, são torcedores do rival e por isso fariam a vontade do clube. Posteriormente, a Federação mostrou apoio ao Cruzeiro, mas a Rede Globo só autorizou a mudança da data mediante a concordância de todas as partes (FMF, Cruzeiro e Atlético), o que não aconteceu.

Vale lembrar que a polêmica sobre a semifinal entre Cruzeiro e Atlético começou antes mesmo das equipes entrarem em campo. Como o time celeste tem o compromisso contra o rival no domingo e uma decisão pela Libertadores na terça- seguinte, era desejável que o clássico fosse jogado no sábado, visando um descanso maior dos atletas. O Atlético, no entanto, não concordou com a mudança, contribuindo para que o rival jogasse pelo torneio continental apenas dois dias após o derby. Desta forma, o Cruzeiro jogou no domingo e na terça desta semana e fará a mesma maratona neste final de semana, após o segundo encontro pelo estadual. As duas ‘derrotas’ fora de campo deixaram os dirigentes da equipe celeste muito insatisfeitos, mas o clube já informou que não vai recorrer da medida e vai jogar neste domingo, conforme foi oficializado.