Topo

Por que os cruzeirenses devem confiar na classificação à final do Mineiro?

Guilherme suportou bem os 90 minutos em campo no clássico com o Cruzeiro - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Guilherme suportou bem os 90 minutos em campo no clássico com o Cruzeiro Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

16/04/2015 06h03

O Cruzeiro não vence o Atlético-MG há quase dois anos. O último triunfo sobre o arquirrival foi em julho de 2013, por 4 a 1, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Depois disso, as equipes se enfrentaram nove vezes, sem que os comandados de Marcelo Oliveira saíssem com um resultado positivo. O UOL Esporte lista os motivos pelos quais os torcedores devem acreditar na ida à decisão do Estadual.

As equipes duelam neste domingo, às 16h, no Mineirão, pela partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, após o empate por 1 a 1 no fim de semana passado, em duelo disputado no estádio Independência. O atual campeão brasileiro tenta quebrar a sequência invicta do adversário e chegar à decisão diante de Caldense ou Tombense.

1) Um empate basta
Devido à posição melhor (2º colocação) na primeira fase do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro precisa apenas de um empate para avançar à final. O time defendido por Marcelo Oliveira assegura a passagem para a fase seguinte desde que a somatórias dos placares do primeiro e segundo jogos acarrete em igualdade. Como o primeiro duelo terminou em 1 a 1, qualquer empate contribui para a classificação.

2) Torcida ao lado
Embora o fato de jogar ao lado de sua torcida não tenha contribuído neste ano (o time disputou sete partidas, venceu duas, empatou quatro e perdeu uma no Mineirão) e tampouco em clássicos, uma vez que não venceu os últimos quatro que disputou com a presença de sua torcida, o Cruzeiro pode contar com os seus torcedores para chegar à vitória sobre o arquirrival Atlético-MG.

3) Rival desfalcado
O Atlético não terá Leonardo Silva na partida deste fim de semana. O zagueiro foi expulso no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro e terá que cumprir suspensão no próximo clássico. Ele, portanto, não reúne condições de entrar em campo. Ainda é possível que Marcos Rocha, com dor no tornozelo direito, não esteja à disposição da comissão técnica.

4) Craque começa a engrenar
O uruguaio Giorgian De Arrascaeta começa a aparecer com a camisa do Cruzeiro. Em dois dos últimos três jogos, mais especificamente nos compromissos diante de Mineros de Guayana, da Venezuela, e Atlético-MG, ele marcou dois golaços, o que empolga a torcida. O craque, portanto, será uma das esperanças do técnico Marcelo Oliveira durante a partida no local.