Topo

Grêmio faz colinha digital de cobranças de pênaltis para o seu goleiro

Defesas de Marcelo Grohe são reflexo de muito trabalho e "dossiê" de imagens - Lucas Uebel/Divulação/Grêmio
Defesas de Marcelo Grohe são reflexo de muito trabalho e 'dossiê' de imagens Imagem: Lucas Uebel/Divulação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/04/2015 06h00

Era o último pênalti da série de cinco entre Grêmio e Novo Hamburgo. Um gol significaria o fim do Estadual para o Tricolor. Paulinho na bola, e...  Marcelo Grohe. O goleiro da seleção brasileira evitou o pior. E em seguida defendeu mais uma, garantindo a classificação. Não foi por acaso. As defesas são reflexo de muita observação e um 'dossiê' feito pela equipe de profissionais do clube. 

Grohe recebe antes de cada jogo materiais de vídeo com as batidas na bola dos principais oponentes. Pênaltis, faltas, escanteios, tudo separado pelo CDD [Centro Digital de Dados] do Grêmio. 
 
"Eu recebo este material na véspera dos jogos, levo para concentração e olho lá. Trabalhamos assim. Se tem alguma situação especial, falo com o Felipão ou o Rogério [Godoy, preparador de goleiros] para acertarmos a situação de jogo", disse o goleiro ao UOL Esporte. 
 
Não foi diferente com Paulinho. Ciente da chance de decidir a vaga nas quartas de final nos pênaltis, Marcelo observou todo material do Novo Hamburgo. E não são apenas os próximos rivais analisados. A cada partida que vê na televisão, Grohe tenta tirar alguma lição. 
 
"Eu recebo o último e o penúltimo jogo do adversário, procuro analisar bastante. Mas também gosto muito de olhar futebol. Acabo conhecendo jogadores, maneiras de chutar. Levo isso para dentro de campo", revelou. "Não que seja determinante bater de uma forma, mas vamos pegando a característica, o posicionamento em uma falta. O jeito que o time adversário agride a bola, onde vai... Todos estes detalhes às vezes fazem a diferença no campo", completou. 
 
E tal situação agrega a todo instante nos jogos. Com o estudo dos oponentes Marcelo consegue evitar surpresas mesmo contra rivais jamais enfrentados. 
 
"Não vou lembrar [de um exemplo em que os vídeos fizeram a diferença] mas certamente já aconteceu. Observo muito posicionamento de falta e escanteio. Não só no material, mas em jogos. Tanto no Gauchão quanto no Brasileiro vamos enfrentar os times mais de um vez. Temos um excelente trabalho que contribui bastante", finalizou. 
 
Titular do Grêmio e constantemente chamado para seleção brasileira, Marcelo Grohe deve ganhar um concorrente por posição em breve. Pensando no período que não contará com o goleiro por conta da Copa América, o Tricolor encaminha a contratação do goleiro Bruno Grassi, que disputou o último Gauchão pelo Cruzeiro-RS. 
 
Neste sábado, o time da capital terá pela frente o Juventude em jogo de volta das semifinais do Gauchão. O duelo está marcado para as 16h (de Brasília).