Topo

Juiz criticado por Marcelo Oliveira vai apitar a semifinal do Mineiro

Bandeirinha Fernanda Colombo e Heber Roberto Lopes antes do clássico pelo Brasileirão de 2014 - EFE/Paulo Fonseca
Bandeirinha Fernanda Colombo e Heber Roberto Lopes antes do clássico pelo Brasileirão de 2014 Imagem: EFE/Paulo Fonseca

Do UOL, em Belo Horizonte

17/04/2015 15h52

Em sorteio realizado nesta sexta-feira à tarde na Federação Mineira de Futebol o juiz Heber Roberto Lopes foi o escolhido para apitar a semifinal do Campeonato Mineiro, entre Cruzeiro e Atlético-MG, marcada para o domingo, às 16h, no Mineirão. O árbitro da Federação Paranaense de Futebol vai ser auxiliado por Kléber Lúcio Gil (SC) e Bruno Boschilla (PR). O outro juiz sorteio era o paulista Luiz Flávio de Oliveira, que apitou o segundo jogo da final da Copa do Brasil do ano passado.

Curiosamente, Heber Roberto Lopes foi criticado por Marcelo Oliveira depois do último clássico, mesmo sem ter relação com o jogo. O técnico do Cruzeiro ainda lamenta a péssima atuação do juiz na derrota por 2 a 1 para o Atlético, pela quarta rodada do Brasileirão de 2014. Na ocasião o Cruzeiro perdeu de virada e o desempenho do trio de arbitragem foi bastante questionado pelos cruzeirenses, especialmente pelo treinador, que segue sem esquecer daquela partida.

“Na maioria das vezes aqui fomos envolvidos pelo adversário. E, quando jogamos bem, o Heber Roberto Lopes não deixou. Foi um escândalo. O carrinho do Otamendi foi pênalti, o impedimento. Fomos operados aqui sem anestesia”, disse Marcelo Oliveira depois do empate em 1 a 1 no primeiro jogo da semifinal, ainda sem saber quem seria o juiz no duelo da volta.

Além de Heber, outro destaque da arbitragem naquele clássico foi a presença da auxiliar Fernanda Colombo. Mas a bela bandeirinha não foi bem também e errou bastante durante o jogo. A marcação de impedimento do atacante Alisson foi o lance mais comentado.

A reclamação do final de semana passado deu lugar ao incentivo nesta sexta-feira. Já ciente que Heber poderia ser o árbitro do clássico com o Atlético, Marcelo Oliveira comentou sobre a possibilidade do reencontro com o juiz e mostrou que não teme a presença dele em mais um clássico mineiro.

“Sinceramente, eu prefiro sempre confiar na honestidade e na competência e na correção dos árbitros. Eles foram escolhidos. Tive jogos apitados pelo Heber e muito bem, clássicos no Paraná e de grande porte. É um arbitro que apita jogos internacionais e tem condições de fazer. Acredito que ele sabe que, naquele jogo, ele não foi muito bem”.

De acordo com levantamento feito pelo Galo Digital, esse vai ser o sétimo clássico entre Cruzeiro e Atlético apitado por Heber Roberto Lopes. O primeiro foi pela semifinal da Sul-Minas de 2002 e o último foi no Brasileirão passado, que gerou a reclamação do técnico Marcelo Oliveira. O retrospecto é o mais equilibrado possível. São duas vitórias para cada lado, além de dois empates.