Topo

Filho de talismã palmeirense "escala" Corinthians no dérbi. Tite é quem diz

Fedato, à esquerda, é o fisiologista do Corinthians desde 2011 - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Fedato, à esquerda, é o fisiologista do Corinthians desde 2011 Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

18/04/2015 06h00

Fisiologista do Corinthians, Antonio Carlos Fedato Filho já esteve do outro lado, que no caso é o Palmeiras. Mas, em sua quinta temporada em função chave da comissão técnica corintiana, Fedato terá neste sábado um daqueles dias em que é quase uma estrela no clube.

Pela manhã, véspera do Corinthians x Palmeiras que define o primeiro finalista do Estadual, o fisiologista vai trabalhar duro quando os jogadores pularem da cama. Caberá a Fedato retirar o sangue e o peso dos atletas corintianos para verificar qual o nível do desgaste. Quinta à noite, contra o San Lorenzo-ARG, a equipe de Tite jogou pela 25ª vez em 2015. O estado físico preocupa: os palmeirenses, por exemplo, jogaram só 18 jogos no ano.

Com esses dados em mãos, Fedato vai se juntar à comissão técnica para encaminhar decisões importantes do clássico. Qual será a atividade e com qual intensidade ela se dará na tarde deste sábado? Quais jogadores precisarão ser preservados por Tite contra o Palmeiras? Nos últimos dias, o treinador tem dito que não irá escalar o time sozinho. A decisão é tomada com médico, preparador físico e fisiologista.

Antonio Carlos Fedato Filho já está habituado com a rotina do futebol há algum tempo. Seu pai, Fedato, foi personagem importante do Palmeiras nos anos 60 e 70, além de treinador em 1985. Era chamado de talismã, já que saía do banco de reservas para fazer gols importantes, e morreu em 2000, com problemas cardíacos, aos 51 anos. Foi também de verde, em 2010, que o fisiologista Fedato repetiu os passos do pai e deu o salto da carreira ao trocar o São Caetano pelo Palmeiras.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, na ocasião, ele chegou a dizer que estava no time onde cresceu e para o qual sempre torceu. Mas, nessas voltas que o mundo dá, chegou ao Corinthians no início de 2011. Fedato, desde a primeira era Tite, com quem trabalhou no São Caetano, contribuiu para os maiores títulos da história corintiana. "Cada treinador tem uma metodologia e nosso papel é passar a informação. O Tite confia na informação, em todo mundo. Usa todas para chegar a um ponto comum", conta ao UOL Esporte.

É junto com o treinador que, neste sábado, ele tentará deixar o Corinthians o mais forte possível para vencer o Palmeiras. "Depois do treinamento continua a recuperação, os atletas fazem seis refeições diárias, além de suplementação, proteínas e aminoácidos para acelerar a reconstrução muscular", detalha Fedato. Esse processo se iniciou na própria Arena Corinthians, logo após o empate com o San Lorenzo. Cada titular recebeu um prato de macarrão com carne moída para repor carboidratos.

"No sábado, a sensação é de mais cansaço que no dia seguinte ao jogo. Mas, fisiologicamente, o atleta está mais recuperado", explica. Fedato não tem projeções sobre quem jogará domingo, já que a sexta-feira é um dia leve, de descanso. "Os atletas fizeram café da tarde, trabalho regenerativo, estabilização (do corpo), gelo, suplementação. A gente coleta o mínimo de informações", explica.

A partir deste sábado, a coisa muda de figura. É trabalho duro para todos, sobretudo Fedato. Tudo para tentar passar pelo Palmeiras.