Topo

Palmeiras lembra de 2000 para acabar com tabu contra favorito Corinthians

Do UOL, em São Paulo

18/04/2015 06h01

Olhar no passado pode ser uma boa inspiração para o Palmeiras entrar em campo no domingo (19), na Arena Corinthians, contra os donos da casa, pela semifinal do Paulista. O exemploo da vez é o confronto entre eles na Copa Libertadores de 2000.

Válida pela semifinal, a partida foi marcada por gols, reviravoltas, emoção e a vitória da zebra: o Palmeiras venceu com Marcos defendendo o mais improvável dos pênaltis, o de Marcelinho Carioca.  Desde que o goleiro se aposentou, aliás, os palmeirenses não sabem o que é comemorar uma vitória no dérbi. Já são dez jogos de tabu.

À época com nomes como Dida, Edu, Vampeta e Luizão, a equipe do Parque São Jorge foi dada por todos como favorito contra o time que tinha Rogério, Argel, Galeano e  Pena como integrantes. A vitória veio após a batida nos pênaltis, já que o placar agregado terminou em incríveis 6 a 6.

Hoje técnico do Palmeiras, Oswaldo de Oliveira era o comandante do Corinthians na ocasião. O treinador palmeirense era Luiz Felipe Scolari, atualmente no Grêmio após sofrer a vexatória derrota por 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo.

Na época do confronto em 2000 dado como favorito, Oswaldo admite que, neste domingo, entra em campo como o azarão.

"Eu disse que o time de melhor aproveitamento no Brasil é o Corinthians. Se isso é um parâmetro para favoritismo, é inegável que o Corinthians é favorito. Vai jogar em casa. Nossa equipe está crescendo, se entrosando. Acredito que nós podemos sim fazer uma partida muito boa", iniciou o comandante.

"Como eu acho que o Corinthians não tem segredo, está tudo exposto. O difícil é dobrar a competitividade do Corinthians, essa forma organizada que o Corinthians tem. Esse é o ponto que todas as equipes precisam evoluir e fazer prevalecer o melhor futebol", completou.

O Corinthians evita falar em favoritismo, mas ainda não perdeu no ano. O time ainda é líder do seu grupo na Libertadores, teve a melhor campanha na primeira fase do Estadual e não perde na sua casa desde a estreia, no ano passado.