Topo

Uma vantagem que faz diferença quando se trata de Cruzeiro x Atlético-MG

Final da Copa do Brasil é um dos duelos mais importantes na história de Cruzeiro x Atlético - Rodrigo Clemente/Divulgação Nikon
Final da Copa do Brasil é um dos duelos mais importantes na história de Cruzeiro x Atlético Imagem: Rodrigo Clemente/Divulgação Nikon

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

18/04/2015 13h32

O empate. Essa é a vantagem do Cruzeiro no clássico com o Atlético-MG, neste domingo, pela semifinal do Campeonato Mineiro. Dono de melhor campanha na primeira fase e após a igualdade em 1 a 1, no Independência, o time celeste precisa apenas empatar no Mineirão para avançar até a final. O que é muita coisa quando o duelo é entre os dois principais rivais de Belo Horizonte em mata-mata.

Nos últimos 15 encontros em decisões, por Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Minas, apenas uma vez a equipe que chegou em desvantagem na segunda partida conseguiu virar. E não foi o Atlético. Foi o Cruzeiro, na decisão do Estadual em 2011, na Arena do Jacaré.

O Mineiro de 1999 foi a última vez que o Atlético venceu o Cruzeiro em um jogo que o rival jogava pelo empate. No entanto não era mata-mata. O confronto pela última rodada da 2ª fase valia vaga na final. Com 27 pontos o Cruzeiro jogava pelo empate, já que o Atlético tinha 25. O América com 26 pontos já estava garantido na decisão. Com gols de Marques e Lincoln o time alvinegro venceu por 2 a 0 e foi para a final com o outro rival e sagrou-se campeão.

Veja abaixo as últimas 15 vezes que Cruzeiro e Atlético se enfrentaram em mata-mata:

1 – Final da Copa do Brasil 2014: O Atlético podia perder por até um gol de diferença que ficaria com o título inédito, pois venceu o primeiro jogo por 2 a 0. Diante de um adversário que havia conquistado o Brasileirão três dias antes, o time alvinegro sobrou em campo e venceu também a segunda partida, por 1 a 0.

2 – Final do Mineiro 2014: Decisão em que a vantagem do empate se fez valer. Depois do 0 a 0 no Independência, o placar se repetiu no Mineirão. Como tinha melhor campanha, o Cruzeiro levou a melhor sobre o Atlético no duelo do Campeão Brasileiro de 2013 contra o Campeão da Libertadores de 2013.

3 – Final do Mineiro 2013: Com um 3 a 0 no primeiro jogo, o Atlético jogava por uma derrota por até dois gols de diferença para levar o título. O Cruzeiro chegou a fazer 2 x 0, mas o Atlético marcou no segundo tempo, com Ronaldinho Gaúcho e confirmou a conquista de mais um título Estadual.

4 – Final do Mineiro 2011: Decisão com a única vez que o time vantagem no segundo jogo não levou a melhor. O Atlético podia empatar, já que venceu o primeiro jogo por 2 x 1. Mas acabou derrotado por 2 a 0. O Cruzeiro conquistou o título com gols de Wallyson e Gilberto.

5 – Final do Mineiro 2009: O jogo da volta ficou 1 a 1, mas a festa celeste foi no primeiro duelo com a goleada por 5 a 0. Resultado que impedia qualquer reação do Atlético.

6 – Final do Mineiro 2008: Ano do centenário do Atlético, mas de muita comemoração para os cruzeirenses. O time venceu o primeiro jogo da final por 5 a 0 e somente uma derrota por seis gols de diferença para não ser campeão. Também venceu o segundo jogo, por 1 a 0.

7 – Final do Mineiro 2007: O Atlético era treinado por Levir Culpi e venceu o primeiro da final por 4 a 0, resultado surpreendente, já que o Cruzeiro era o time de melhor campanha. Na volta o time celeste ainda venceu por 2 a 0, mas não foi suficiente.

8 – Semifinal do Mineiro 2006: Empate em 2 a 2 no primeiro jogo manteve a vantagem de o Cruzeiro empatar também a volta. Mas com um time muito superior, os cruzeirenses venceram o jogo por 2 a 0, gols de Wagner e Francismar.

9 – Semifinal do Mineiro 2005: O Cruzeiro já tinha a vantagem de dois empates, que ficou ainda maior depois da ida, com o triunfo por 1 a 0, com gol de Fred. O segundo jogo aconteceu no Ipatingão e o Atlético precisava vencer por dois gols de diferença. Empate sem gols e o Cruzeiro comando por Levir estava na final.

10 – Final do Mineiro 2004: Triunfo por 3 a 1 do Cruzeiro no primeiro jogo da decisão garantiu vantagem na volta. Por ter melhor campanha, o Atlético precisa vencer por dois gols de diferença. Até superou o rival, mas por apenas 1 a 0.

11 – Semifinal da Sul-Minas 2002: Ocasião em que nenhum time tinha vantagem no segundo jogo. Empate em 1 a 1 na ida e resultado repetido na volta. Decisão nos pênaltis e vitória do Cruzeiro nos pênaltis, por 4 a 2.

12 – Semifinal da Sul-Minas 2001: Empate 1 a 1 no primeiro jogo, disputado no Ipatingão, portanto sem vantagem para ninguém. Na volta o Atlético abriu o placar, mas tomou a virada e perdeu por 3 a 1. Cruzeiro se classificou para a decisão.

13 – Final do Mineiro 2000: A decisão seria em três jogos, mas o Atlético precisa somar quatro pontos para levar o título, o que fez com duas partidas. Venceu o primeiro duelo por 2 a 1 e precisa de um empate em jogos. Empatou logo em seguida, em 1 a 1, com gols de Ramon Menezes para os atleticanos e Fábio Júnior para os cruzeirenses.

14 – Quartas de final do Brasileirão 1999: O Cruzeiro terminou a fase classificação em segundo e o Atlético em sétimo. O clássico não agradou a Levir Culpi, então no comando celeste. O treinador reclamava que o time perdeu a vantagem de decidir em casa, já que eram dois jogos com torcidas divididas. Apesar de uma melhor de três partidas, o Atlético venceu os dois primeiros jogos, por 4 a 2 e 3 a 2 e avançou para a semifinal.

15 – Final do Mineiro de 1998: Com show da revelação Fábio Júnior o Cruzeiro venceu o Atlético por 3 a 2. O atacante marcou os três gols cruzeirenses, todos antes dos 30 minutos do primeiro tempo. Com a vantagem de poder empatar na volta, o Cruzeiro segurou o 0 a 0 e confirmou o tricampeonato Mineiro.