Topo

Jogadores lembram do clássico San-São: golaço, virada e camisa de Pelé

Vanderlei Lima e Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

19/04/2015 06h00

Pita, Gilberto Sorriso e Zé Sérgio jogaram por Santos e São Paulo, que fazem uma das semifinais do Campeonato Paulista neste domingo. Cada um deles guarda uma recordação marcante do clássico.

Pita trabalha hoje pelo São Paulo, observando jogadores. Mas a sua memória do clássico remete a 1978, na primeira das três partidas que deram o título ao clube santista. O primeiro depois da era Pelé e que revelou a a versão "original" dos "Meninos da Vila".
 
"Eu fiz o segundo gol e vencemos aquela partida por 2 a 1. Esse jogo marcou o meu nome na história do Santos e fez com que tivéssemos a vantagem nas outras duas partidas. Estávamos perdendo por 1 a 0. O Juari empatou. O gol da vitória foi uma tabela que fiz com o Toninho Oliveira. Eu usei o lado direito do campo, driblei o Tecão, e chutei de perna esquerda, cruzado, bem no canto do Valdir Peres.
 
Pelo São Paulo a lembrança é uma goleada de 4 a 1, em 1984, seu primeiro jogo contra o ex-clube. "Foi diferente porque eu joguei 11 anos no Santos, desde os meus 16 anos. No começo no São Paulo, foi estranho, por ter um sentimento pelo clube que tinha feito tudo por mim", diz ele.
 
Jogando pelo São Paulo, em 1972, Gilberto Sorriso lembra de uma vitória de 3 a 2 contra o Santos. E a recordação que ele guarda, vai além da memória daquele dia. Está materializada em uma camisa que ganhou de Pelé ao final da partida. "Eu tenho ela até hoje. Está esfarelando, mas está comigo", diz ele, antes de soltar uma gargalhada.
 
Atuando pelo Santos, a memória vai também para as finais de 1978. "Eu saí do São Paulo no meio de 1977 e fui para o Santos. Essa decisão contra o São Paulo foi diferente. Nunca tinha passado por uma situação daquela, embora eu já tivesse sido campeão. Mas em cima do clube que me criou foi uma situação totalmente atípica. Mas depois que o jogo começa você não lembra mais daquilo. Você quer jogar e ganhar", afirma.
 
Para o jogo deste domingo, ele acredita que o Santos deverá passar para a final. "É um time um pouco mais estruturado que o São Paulo neste momento. O São Paulo, embora tenha jogadores bons e um bom plantel, não vem apresentando um bom futebol". 
 
 
Apesar de ter perdido a final de 1978 para o Santos, o ponta Zé Sérgio, que foi campeão paulista com o Santos em 1984, também elege as três partidas da final como as mais emocionantes que participou.
 
"Foram três jogos. No primeiro, o Santos ganhou de 2 a 1. No segundo, o Santos vencia por 1 a 0 e seria campeão. Eu fiz o gol no finalzinho, levando a decisão para a terceira partida. Na terceira, ganhamos por 2 a 0. Eu fiz o primeiro gol, um dos mais bonitos da minha carreira. Depois empatamos por 0 a 0 na prorrogação e o título acabou ficando com o Santos". 
 
Pelo time da Vila Belmiro, ele disse que enfrentou duas vezes o São Paulo, uma em Santos e outra no Morumbi, em que o time foi goleado por 4 a 1, em 1984. "Uma coisa positiva do Santos em relação ao São Paulo eu não tenho", resume.