Topo

Onze condenados à morte no Egito por confrontos em jogo de futebol

Imagem da confusão de 2012, que ocasionou 74 mortes em um estádio no Egito - Reuters
Imagem da confusão de 2012, que ocasionou 74 mortes em um estádio no Egito Imagem: Reuters

Da AFP

No Cairo (Egito)

19/04/2015 16h36

Onze pessoas foram condenadas à morte neste domingo, no Egito, por conta de brigas relacionadas a futebol. A sentença foi dada em um julgamento a respeito de confrontos de 2012, quando 74 pessoas morreram em uma briga generalizada na sequência de um jogo de futebol em Port Said, no nordeste do país.  

Em fevereiro de 2014, um tribunal de apelações anulou a sentença de um tribunal que havia condenado à morte 21 pessoas e ordenou um novo julgamento para 73 réus. Todos foram avaliados por suposto envolvimento, em fevereiro de 2012, em confrontos após uma partida entre dois times da primeira divisão. Na ocasião o Al Masry, de Port Said, venceu o Al Ahly, do Cairo.

O juiz do tribunal do Cairo que pronunciou a sentença neste domingo adiou até 30 de maio o veredito para os demais acusados e também a confirmação das 11 penas de morte. Os condenados a morte, que podem recorrer da sentença, fazem parte dos 61 torcedores presentes neste novo julgamento. Os outros nove são policiais e há três pessoas que trabalhavam para o Al Masry.

Os confrontos em Port Said foram os piores na história do futebol no Egito, onde as brigas entre os fãs e entre eles e a polícia são frequentes.