Topo

10+: Marcos e o dérbi, vômito em campo e pênalti na lua agitam os Estaduais

Do UOL, em São Paulo

20/04/2015 06h00

Os Campeonatos Estaduais pelo país viveram um fim de semana decisivo, com clássicos e definição dos finalistas na maior parte dos lugares. Golaços, jogos tensos e muitas histórias curiosas movimentaram o fim de semana de futebol. Quem diria, no entanto, que um jogador aposentado no começo de 2012 seria um dos protagonistas da rodada, que ainda teve vômito em campo e pênalti na lua?

Confira, abaixo, as dez melhores histórias da rodada:

1 - Marcos e o dérbi

O ídolo palmeirense não entra em campo em um jogo oficial desde o fim de 2011. Ainda assim, ele foi um dos personagens mais comentados do Corinthians x Palmeiras deste domingo, que terminou com classificação alviverde nos pênaltis após um 2 a 2 no tempo normal.

A zoeira da internet não hesitou em relembrar Marcos pelo desempenho nos pênaltis diante do Palmeiras. Mais tarde, foi o próprio goleiro que brincou com o clássico, com um vídeo em que ironiza Romarinho, que no último clássico havia provocado os torcedores alviverdes após uma derrota.

2 - Tontura, falta de ar e vômito...

Geuvânio não conseguiu segurar. Após dar um pique que culminou no seu golaço sobre o São Paulo, o atacante santista passou mal em campo na Vila Belmiro, neste domingo. Sentiu tontura, ficou sem ar e acabou vomitando no gramado depois da comemoração. "Acabei soltando algumas coisas lá", confirmou o camisa 11 na saída para o intervalo.

3 - Quem decidiu foi o 'cover'

19 abr 2015 - Valdívia comemora o gol marcado contra o Brasil de Pelotas - Alexandre Lops/Divulgação/Inter - Alexandre Lops/Divulgação/Inter
Imagem: Alexandre Lops/Divulgação/Inter
O Valdivia original até fez uma boa partida contra Corinthians, mas não decidiu o jogo deste domingo e foi até substituído na metade do segundo tempo pelo técnico Oswaldo Oliveira. Desta forma, acabou sequer participando da decisão por pênaltis, vencida pelo Palmeiras.

O Valdívia cover, por sua vez, fez a festa da torcida colorada e foi decisivo. Com um gol, uma assistência e ainda um lance que acabou na trave, o meia foi principal nome da vitória do Internacional por 3 a 1 sobre o Brasil de Pelotas. O resultado confirmou Gre-Nal na decisão do Gauchão, com segundo jogo no Beira-Rio.
 
4 - 'Na lua'
O goleiro Diego Cavalieri acabou sendo um dos algozes do Fluminense na eliminação para o Botafogo neste sábado ao perder sua cobrança de pênalti em chute onde isolou a bola. Apesar de destacar que treina o fundamento, Cavalieri não praticou penalidades na semana que antecedeu ao clássico. Na disputa, ele defendeu duas cobranças.
 
5 - É vôlei?
Mais pareceu um lance de vôlei o pênalti cometido por Adriano Chuva durante o jogo entre Bahia e Juazeirense, pelas semifinais do Campeonato Baiano, neste domingo. O atacante, ex-Palmeiras, bloqueou a bola com as mãos, acabou expulso de campo e ainda viu Souza marcar o segundo gol do Bahia, empatando a partida. Depois, o time tricolor ainda fez o terceiro e, com o 3 a 2, avançou à grande decisão do Estadual.
 
6 – Culpa é da arbitragem!
Tanto Flamengo como Cruzeiro dispararam contra a arbitragem após serem eliminados dos campeonatos Carioca e Mineiro, respectivamente. Do lado rubro-negro, Vanderlei Luxemburgo reclamou do pênalti marcado a favor do Vasco e, principalmente, da não expulsão do atacante Gilberto, que já tinha cartão amarelo quando converteu a cobrança de pênalti e foi até a escada de escape para o gramado comemorar com os torcedores. Por orientação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), este tipo de jogada deve acarretar em cartão amarelo. Nada aconteceu com o atacante.
 
Já pelo lado celeste, Heber Roberto Lopes voltou a ser questionado por Marcelo Oliveira, que havia criticado o árbitro antes mesmo da derrota para o Atlético-MG neste domingo. A jogada que acarretou em corte no supercílio esquerdo de Leandro Damião irritou o técnico do Cruzeiro. O juiz não marcou nada, deu sequência ao lance e o Atlético-MG acabou fazendo o gol da vitória, com Lucas Pratto. Marquinhos, por sua vez, falou em 'vergonha'.
 
7 - Danilo fora da decisão por pênaltis? Ele mesmo quis...
Danilo, mais uma vez, deixou a sua marca em clássicos. Ele foi o responsável pelo gol de empate (1 a 1) do Corinthians contra o Palmeiras. Depois, porém, o meia ficou de fora da lista de cobradores na decisão por pênaltis e desta forma não conseguiu ajudar o time alvinegro a superar o arquirrival. Opção de Tite? Não. O próprio Danilo pediu para não cobrar. "Eu preferi não bater", admitiu após a partida.
 
8 – Aqui não!
19.abr.2015 - Jogadores do Coritiba comemoram gol sobre o Londrina na semifinal do Paranaense - Divulgação/Coritiba - Divulgação/Coritiba
Imagem: Divulgação/Coritiba
Bahia e Coritiba mais uma vez aproveitaram a força de suas torcidas para chegar à final dos campeonatos Baiano e Paranaense, respectivamente. A campanha de ambos como mandante nesta temporada 2015 impressiona. O time tricolor tem nove vitórias e um empate na Fonte Nova, enquanto a equipe alviverde segue com 100% de aproveitamento dentro do Couto Pereira: são oito partidas, e oito triunfos.
 
9 - 1, 2, 3, 4, 5...
Robinho não participou de nenhum dos gols santistas na vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo, neste domingo, mas o Pedalada 'levantou a torcida' no primeiro tempo ao proporcionar um lance brilhante e, no mínimo, inusitado. Ao receber a bola depois da meia-lua, o camisa 7 do Santos fez uma série de embaixadinhas em direção à área. Depois, parou a bola e deu uma linda assistência para Geuvânio, que acabou perdendo o gol.
 
10 – Argentino decisivo
Lucas Pratto provou de novo o seu valor para a torcida do Atlético-MG. No clássico contra o Cruzeiro, pela semifinal do Mineiro, o argentino marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o rival, que assegurou a vaga alvinegra na decisão.