Topo

Após mais drama e nova virada, Levir já pensa no 'Um Burro com Sorte 2'

Levir Culpi comemora mais uma vitória do Atlético-MG sobre o Cruzeiro - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Levir Culpi comemora mais uma vitória do Atlético-MG sobre o Cruzeiro Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

20/04/2015 10h15

Até os 43 minutos do segundo tempo o Atlético-MG estava fora da decisão do Campeonato Mineiro. Faltavam apenas dois minutos para o término do tempo regular de jogo quando o meia Guilherme achou Lucas Pratto dentro da área do Cruzeiro, para o argentino fazer o gol da virada e da classificação alvinegra. Aliás, mais uma de tantas viradas do Atlético.

Emoção suficiente para o treinador cogitar a possibilidade de escrever um novo livro. Em janeiro do ano passado o Levir lançou o ‘Um Burro com Sorte?’. Uma autobiografia sobre as décadas dentro do futebol, desde o período como jogador até o momento atual, considerado um dos treinadores de elite no futebol brasileiro.

Levir Culpi retornou ao Atlético no final de abril do ano passado e desde então passou por turbilhões de emoções, com a eliminação na Copa Libertadores de 2014, os títulos da Recopa e da Copa do Brasil e sequência invicto sobre o Cruzeiro. Se o Atlético está há 11 clássicos sem perder para o maior rival, boa parte dos méritos é de Levir Culpi, treinador do Atlético em sete desses confrontos.

De acordo com o comandante, histórias suficientes para escrever uma nova edição do livro. “Vem ai o ‘Burro com Sorte 2’. Terminei o livro e não tinha acontecido tudo aquilo que aconteceu no semestre passado e também agora. Essas viradas sofridas fazem parte da história do Atlético. Jogos com muita emoção, densidade e aplicação. É um jogo que o Atlético gosta de jogar. E a torcida combina com esse tipo de jogo”.

O gosto de Levir Culpi por leitura é antigo e treinador sempre faz uso de livros para se preparar e comandar suas equipes. Em 2005, quando era técnico do Cruzeiro, o técnico se inspirou no livro ‘A arte da Guerra’, uma obra do chinês Sun Tzu e, como o próprio título revela, trata sobre a estratégias para uma guerra. Acredita que obra escrita há cerca de 17 séculos tenha inspirado muitos líderes mundiais, como Napoleão e Mao Tse Tung, por exemplo.

Dez anos depois, a leitura predileta de Levir Culpi mudou. Atualmente o técnico do Atlético segue o que aprendeu com o livro ‘Onze Anéis – A alma do sucesso’, escrito pelo treinador de basquete Phill Jackson, em parceria com jornalista e escritor Hugh Delehanty. A publicação trata justamente sobre como é conduzir tantos astros em equipes vitoriosas. Campeão seis vezes com o Chicago Bulls e outras cinco com o Los Angeles Lakers.