Topo

Atlético escolhe o Mineirão para enfrentar a Caldense no 1º jogo da final

Mineirão vai receber o Atlético-MG em mais uma final, a sétima em três anos - Victor Martins/UOL Esporte
Mineirão vai receber o Atlético-MG em mais uma final, a sétima em três anos Imagem: Victor Martins/UOL Esporte

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

20/04/2015 15h35

Com campanha pior do que a Caldense no Campeonato Mineiro, o Atlético-MG joga em casa a primeira partida da final da competição. Apesar de mandar seus jogos no Estádio Independência, a direção alvinegra optou pelo Mineirão, no duelo marcado para o domingo, dia 26, às 16h. Já são quase dois anos sem perder no Gigante da Pampulha, com a time e torcida se sentindo cada vez mais à vontade no estádio.

Apelidado pela torcida como ‘Salão de Festas’, o Mineirão recebeu o Atlético poucas vezes desde fevereiro de 2013, mas como jogos marcantes. Como as decisões na Libertadores, Recopa e Copa do Brasil, todas vencidas pelo time alvinegro. Além dos triunfos no clássico com o Cruzeiro.

Ao todo são 13 partidas no Mineirão desde a reforma para a Copa do Mundo. Além dos títulos conquistados, o retrospecto alvinegro é positivo. São oito vitórias, dois empates e somente três derrotas. Todas para o Cruzeiro, mas com o triunfo deste domingo o Atlético igualou os números do clássico no novo Mineirão. São três vitórias para cada lado, mais dois empates.

A última vez que o Atlético enfrentou uma equipe do interior no Mineirão foi em 2010, também pela final do Mineiro. O time era comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo e venceu o Ipatinga por 2 a 0 e conquistou o título Estadual daquele ano. Em 2013 a equipe alvinegro jogou contra o Villa Nova no Gigante da Pampulha. Com gols de Ronaldinho Gaúcho e Rosinei o Atlético venceu o time da região metropolitana de Belo Horizonte por 2 a 1.

A decisão tomada pela diretoria do Atlético foi informada primeiro aos sócios do clube, via SMS. Em seguida a assessoria de imprensa confirmou que o duelo contra a Caldense vai ser no Mineirão. Detalhes sobre a venda dos ingressos ainda não foram divulgados, o que deve acontecer nas próximas horas.

Outra definição pendente é sobre o local da partida de volta. Apesar de ter o direito de jogar em Poços de Caldas, a Caldense pode não jogar no Estádio Ronaldo Junqueira, que não tem capacidade mínima para 10 mil torcedores, como exigido no regulamento do Estadual. A diretoria do clube alviverde instalou arquibancadas provisórias para chegar à capacidade mínima exigida. O estádio Dilzon Melo, em Varginha, e o próprio Mineirão são algumas opções caso o Ronaldão não seja liberado.