Topo

Sabella não responde. E aumenta pressão por Luxemburgo dentro do SP

Guilherme Palenzuela e Vinicius Castro

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

20/04/2015 20h09

O São Paulo não teve até o início da noite desta segunda-feira uma resposta do argentino Alejandro Sabella e viu crescer entre vice-presidentes, diretores e conselheiros a pressão pela contratação de Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo.

A mudança no Morumbi acompanha uma situação que acontece na Gávea: a diretoria do Flamengo já não tem mais a confiança que tinha há duas semanas - quando Muricy Ramalho deixou o cargo do São paulo - de que Luxemburgo cumprirá o contrato até o fim do ano. 

A pressão pela contratação de Vanderlei Luxemburgo recai sobre o vice-presidente de futebol do São Paulo, Ataíde Gil Guerreiro. É ele quem negocia com Alejandro Sabella há duas semanas e quem ainda não conseguiu arrancar do argentino uma resposta definitiva. Hoje, segundo integrantes da diretoria que defendem a contratação de Luxemburgo, é imensa a pressão para que o vice de futebol desista de Sabella e negocie com o brasileiro.
 
Esses membros da diretoria, próximos do presidente Carlos Miguel Aidar, trabalham com a informação que Luxemburgo aceitaria de imediato uma proposta do São Paulo agora que foi eliminado do Campeonato Carioca (o Fla perdeu para o Vasco no domingo). Aidar gosta da ideia de contratar Sabella, mas prefere Luxemburgo. Ataíde não veta Luxemburgo, mas tem ampla preferência pelo argentino. 
 
A diretoria do Flamengo se sente neste momento em situação desconfortável. Os dirigentes não conseguem mais uma resposta contundente de Luxemburgo sobre continuar à frente da equipe, situação diferente da vivida antes do contato do São Paulo - Aidar e Luxemburgo conversaram diretamente por telefone, segundo o próprio presidente são-paulino. Incomoda aos dirigentes flamenguistas o fato de Luxemburgo ter declarado nas últimas semanas que poderia ouvir propostas de outros clubes, se fosse procurado. O assédio do São Paulo e a abertura dada pelo treinador a Aidar abalou a confiança do Fla. 
 
A posição oficial do Flamengo, no entanto, ainda é a de que o treinador fica, apesar de hoje a relação não ser a mesma. No São Paulo, o próprio Aidar chegou a declarar publicamente que Luxemburgo estava descartado depois de ter dito que cumpriria o contrato. Mas as portas ao técnico do Flamengo nunca foram de fato fechadas. Toda a diretoria, incluindo o presidente Carlos Miguel Aidar, nunca deixou de considerar Luxemburgo como opção após o fim do Campeonato Carioca em caso de resposta negativa de Sabella. 
 
A resposta negativa de Sabella não veio. Tampouco a positiva. A espera do argentino fez com que membros da diretoria se irritassem especialmente após a eliminação para o Santos, na semifinal do Paulistão, no último domingo. Agora, a pressão é para que o São Paulo tenha um técnico definido até quarta-feira, dia em que joga ainda sob o comando de Milton Cruz contra o rival Corinthians, pela última e decisiva rodada da Copa Libertadores - se não vencer, clube pode ser eliminado ainda na primeira fase, algo que não acontece desde 1987.