Topo

Presidente do Colo-Colo já levou 6 a 0 do Atlético-MG quando era treinador

Arturo Salah já passou por vários clubes chilenos como jogador e treinador, até se tornar presidente do Colo-Colo, em 2013 - Divulgação Colo-Colo
Arturo Salah já passou por vários clubes chilenos como jogador e treinador, até se tornar presidente do Colo-Colo, em 2013 Imagem: Divulgação Colo-Colo

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

21/04/2015 09h10

Jogar em Belo Horizonte não chega a ser uma novidade para o Colo-Colo, que enfrentou o Cruzeiro diversas veze na capital mineira. A novidade é o adversário, já que é o primeiro duelo com o Atlético-MG em terras mineiras, marcado para quarta-feira, às 19h45. Embora seja o primeiro confronto entre os dois clubes em BH, enfrentar o Atlético em Minas Gerais não é novidade para Arturo Salah, presidente do clube chileno e adversário da equipe mineira na Copa Libertadores de 2000.

A história de Salah no futebol é longa. Antes de se tornar dirigente, o chileno foi jogador de futebol e, posteriormente, treinador. Ele era o comandante do Cobreloa, equipe rival do Atlético no grupo 8 da Libertadores de 2000. Na noite de 5 de abril daquele ano os dois clubes se enfrentaram pelo torneio continental, no Mineirão, e o Atlético não teve nenhuma dificuldade para vencer.

Com apenas sete minutos de jogo os brasileiros já venciam por 2 a 0, resultado que o clube mineiro precisa nesta quarta-feira, para avançar na Libertadores. O resultado final de 6 a 0 foi construído com quatro gols de Guilherme Alves e outros de Ramon Menezes e Cairo. Goleada jamais esquecida por Arturo Salah.

Em almoço com os dirigentes atleticanos antes do confronto em Santiago, o dirigente revelou que aquela derrota ainda estava muito viva em sua cabeça, já que foi uma das piores que sofreu em toda a carreira. E mais uma vez o Atlético pode ficar marcado na vida de Salah, já que dois dias depois do confronto em Belo Horizonte ele vai deixar a presidência do Colo-Colo. Portanto, ele vai deixar o clube classificado ou eliminado da Copa Libertadores.

“Era hora de colocar um ponto final nesse período como presidente do Colo-Colo. Foi uma grande, é um estágio cumprido. No futebol não se ganha sozinho, por isso quero agradecer a todos que me acompanharam”, comentou Arturo Salah, no final de março, quando decidiu deixar o cargo.

Outro reencontro nesta quarta-feira vai ser de Lucas Pratto com o Colo-Colo. Se as lembranças que Arturo Salah tem do Atlético não são das melhores, com o atacante alvinegro é bem diferente. Pratto atuou pela Universidad Católica alguns antes atrás e levou a melhor nas vezes em que enfrentou o Colo-Colo.

“Em 2010 ganhamos o título, disputando com o Colo-Colo. Ganhamos um clássico por 4 a 2 em que fiz um gol. É uma equipe difícil, que joga bem. Mas a gente tem um time muito agressivo, que não desiste nunca. Espero seguir com essa fase positiva”, comentou o argentino.