Topo

Golaço salva o Atlético-MG que vence o Colo-Colo e segue na Libertadores

Enrico Bruno e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

22/04/2015 21h36

Foram 529 minutos fora da zona de classificação às oitavas de final da Copa Libertadores. O Atlético-MG só conseguiu aparecer entre os primeiros colocados do grupo 1 aos 34 minutos do segundo tempo no triunfo por 2 a 0 sobre o Colo-Colo. Foi quando o volante Rafael Carioca acertou um belo chute para fazer o gol da classificação atleticana. Lucas Pratto fez o outro gol da noite.

Como o Santa Fe venceu o Atlas por 3 a 1, o Atlético se classificou em segundo lugar e depende dos resultados do grupo 2 para conhecer seu adversário na próxima fase da competição.

Fases do jogo: O Atlético precisava vencer por dois gols para se classificar. Com uma escalação bastante ofensiva, o time armado por Levir Culpi entrou com apenas um volante, a equipe mineira pressionou desde os primeiros minutos. Foram algumas tentativas antes dos cinco minutos, a mais perigosa delas num chute de fora da área de Luan, que passou por cima do gol de Garcés.

Com três zagueiros e preocupado em não tomar gol, o Colo-Colo praticamente não buscou o ataque. Uma tentativa de Cáceres e outra de Paredes foram as únicas vezes que o time chileno conseguiu preocupar o sistema defensivo atleticano. Mas o ímpeto ofensivo e a pressão eram tamanhas que o primeiro gol da noite saiu aos 18 minutos, com Lucas Pratto, depois de passe do lateral Patric.

A forte chuva que caiu em Belo Horizonte dificultou um pouco as ações do Atlético. Apesar de trocar passes e ficar mais no campo de ataque, o time da casa não conseguia chegar com tanta facilidade, como aconteceu nos primeiros minutos de jogo. Tanto que foram 23 minutos de intervalo entre a boa defesa de Garcés em chute de Douglas Santos e a cabeça de Pratto, na última tentativa da etapa inicial.

Com uma mexida providencial, a saída de Luis Paez e entrada de Felipe Flores, o técnico Héctor Tapia fechou o principal caminho de ataque do Atlético, o lado esquerdo da defesa chilena. Sem espaço e com dificuldade para tocar a bola, o Atlético não conseguia sair da marcação do Colo-Colo. Só mesmo um lance diferente para mudar o rumo do jogo. E foi o que aconteceu. Guilherme achou Luan na área, que foi derrubado por Garcés. Mas o goleiro reserva do Colo-Colo se redimiu e defendeu a cobrança de pênalti de Guilherme.

Ainda faltando pouco mais de dez minutos para o fim da partida, o mesmo Guilherme acharia Rafael Carioca na entrada da área, que soltou um foguete para explodir o Independência. Golaço que valeu o triunfo por 2 a 0 diante dos chilenos e a classificação para as oitavas de final da Libertadores.

O melhor: Gárces. O goleiro reserva do Colo-Colo fez pelo menos três boas defesas e ainda pegou o pênalti cobrado Guilherme.

O pior: Douglas Santos. Mais uma partida muito abaixo do que já apresentou. O jovem lateral passa por um momento de instabilidade..

Chave do jogo: Golaço de Rafael. O volante marcou um golaço, de fora da área, restando menos de 15 minutos para o término do jogo.

ATLÉTICO-MG 2 X 0 COLO-COLO

Data: 22/04/2015 (quarta-feira)

Horário: 19h45 (de Brasília) Motivo: 6ª rodada grupo 1 da Copa Libertadores

Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)

Público: 21.274 Renda: R$1.039.760,00

Árbitro: Carlos Vera (EQU)

Assistentes: Christian Lescano e Carlos Herrera (ambos equatorianos)

Cartões amarelos: Luan e Jemerson, Guilherme, Victor (CAM) Esteban Paez e Paredes (COL)

Gols: Lucas Pratto aos 18 min do primeiro tempo; Rafael Carioca aos 34 min do segundo tempo

ATLÉTICO-MG: Victor; Patric, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Dátolo, Luan (Danilo Pires) e Guilherme (Eduardo); Carlos (Maicosuel) e Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi

COLO-COLO: Garcés; Vilches, Barroso e Cáceres; Fierro, Rodriguez, Baeza, Esteban Pavez e Luis Pavez (Felipe Flores); Vcchio (Bryan Carvalho) e Paredes. Técnico: Héctor Tapia