Topo

Atlético faz valer o "salão de festas" e buscará quinto título em 14 jogos

Último título no Mineirão foi há cinco meses; neste domingo, clube inicia nova decisão - Buda Mendes/Getty Images
Último título no Mineirão foi há cinco meses; neste domingo, clube inicia nova decisão Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

23/04/2015 18h07

Não é de hoje que o torcedor atleticano tem boas razões para comemorar quando o time joga no Mineirão. Embora o Horto também tenha sua mística, as partidas na Pampulha passaram a ter uma relação direta com os últimos títulos do clube. Neste domingo, contra a Caldense, a equipe começa a defender a primeira taça do ano. Por conta da campanha inferior na primeira fase, a partida decisiva será disputada em Varginha. Portanto, desta vez, o processo é inverso e o estádio será a arma do Atlético para tentar se aproximar de seu 43º título mineiro. Se baseado no retrospecto recente, o histórico pode servir de inspiração. Desde que foi reinaugurado em 2013, o Mineirão foi palco de cinco finais atleticanas, tendo o time levantado a taça por quatro vezes.

Apesar de jogar no Independência na maioria dos seus compromissos, é no Mineirão que o Atlético se acostumou a mandar suas mais recentes decisões. De 2013 pra cá, foram duas decisões pelo Mineiro, uma pela Libertadores, outra pela Recopa e a mais recente no superclássico pela Copa do Brasil. Apenas no estadual do ano passado o time saiu do Mineirão sem erguer a taça. Na ocasião, o empate sem gols favoreceu ao rival Cruzeiro, que tinha vantagem por conta da melhor classificação.

Ao todo, o Atlético já realizou treze jogos no novo Mineirão e conta com um desempenho a favor para amedrontar seus oponentes. A equipe venceu oito jogos, empatou dois e foi derrotado em outros três, sendo todas as derrotas em clássicos. Dos confrontos diante do Cruzeiro, o equilíbrio é comprovado em outros três triunfos sobre o rival.

O último título levantado fora da Pampulha aconteceu em 2012. A única taça no Independência foi erguida diante do América-MG, no estadual daquele ano. Na época, o Mineirão ainda permanecia fechado para a Copa do Mundo.

Mais recentemente, ainda nesta Copa Libertadores, a diretoria estudou a ideia de receber o Santa Fe e o Colo Colo no estádio, o que não aconteceu. A estratégia alvinegra, no entanto, é alavancar o número de sócios torcedores em sua categoria principal para cerca de 15 mil pessoas, o que levaria o clube a mudar em definitivo para o Mineirão. Atualmente, a agremiação conta com mais de 40 mil associados, sendo pouco mais de dois mil na modalidade mais importante.