Topo

Presidente da FMF notifica cúpula do Cruzeiro. Clube prepara defesa

Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro, contra-ataca mandatário da Federação Mineira de Futebol - Washington Alves/Light Press
Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro, contra-ataca mandatário da Federação Mineira de Futebol Imagem: Washington Alves/Light Press

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

23/04/2015 18h06

Castellar Guimarães Neto, presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), notificou membros da cúpula do Cruzeiro – o mandatário Gilvan de Pinho Tavares, o gerente de futebol Valdir Barbosa e Bernardo Mota, funcionário do departamento de marketing – devido às declarações às vésperas da semifinal do Campeonato Mineiro. A diretoria contra-atacar, preparando um documento para se defender e um dossiê contra os administradores da FMF.

A ideia do mandatário do órgão que rege o futebol em Minas Gerais era uma espécie de retratação de Gilvan de Pinho e Valdir Barbosa. No documento divulgado pelo programa ‘Donos Da Bola’, da TV Band, o dirigente relata:

“O primeiro notificado, o presidente Gilvan de Pinho Tavares, dentre outras afirmativas e incitações, sustentou que estão [estavam] tentando arrebentar o Cruzeiro, tentando nos minar na Copa Libertadores”; que “tem gente na federação que pode ficar feliz caso sejamos eliminados”; bem como “O torcedor do Cruzeiro precisa saber que não temos uma federação de clubes, temos a Federação Atleticana de Futebol”.

Em outro trecho da notificação extrajudicial, Castellar Guimarães Neto critica o comportamento dos dirigentes cruzeirenses: “Desnecessário dizer que os dirigentes de agremiações, sobretudo de grande porte, possuem amplo potencial motivador de massa, de forma  que uma simples declaração impensada pode colocar em risco pessoas e famílias. Fato esse que, vale dizer, impõe que ajam com extrema responsabilidade”.

Sérgio Rodrigues, advogado do clube mineiro, conta o que será feito pelo departamento jurídico, rechaça algumas afirmações do presidente da FMF e promete atacar também o diretor-executivo Paulo Bracks.

“Estamos fazendo uma resposta dizendo que não há do que se retratar. Ele reclama que o Gilvan teria usado a expressão Federação Atleticana de Futebol. Vamos falar que não há do que se retratar, porque o artigo 35 do Regulamento do Campeonato Mineiro é claro e diz que o presidente tem sim poder para mudar data de partida. Quanto à questão de o Gilvan ter falado da Federação Atleticana, a gente está citando, inclusive juntando fotos, postagens em rede sociais que demonstram que o presidente da Federação e o diretor-executivo Paulo Bracks fazem questão de estar com camisa do Atlético na rua, em rede social e com postagens até ofensivas à torcida do Cruzeiro. Portanto, eles não têm que se retratar disso”, afirmou ao UOL Esporte.

Entenda
A discussão envolvendo a diretoria do Cruzeiro e a cúpula da Federação Mineira de Futebol (FMF) é devido à manutenção da partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, diante do Atlético-MG, para o domingo. O bicampeão nacional pretendia antecipar o duelo para o sábado, sob o pretexto de que teria menos de 60 horas de descanso para o compromisso com o Universitario de Sucre, da Bolívia, pela Libertadores, disputado na terça-feira.

Diante das negativas de FMF, que alega não ter poder de decisão sobre a data da partida, e Rede Globo de Televisão, detentora dos direitos de transmissão do torneio, o presidente Gilvan de Pinho Tavares fez duras acusações ao trabalho do órgão que rege o futebol no estado.