Topo

Castán é aconselhado a jogar com capacete na cabeça, mas não quer

Riccardo de Luca/AP
Imagem: Riccardo de Luca/AP

Vagner Magalhães e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

24/04/2015 06h00

O zagueiro Leandro Castán está pronto para voltar aos treinos na Roma. Há cinco meses, ele passou por uma cirurgia para retirar um cavernoma, necessária para intervir em uma malformação vascular do sistema nervoso central.

O problema foi detectado em setembro de 2014, quando Castán começou a sentir tonturas durante uma partida. Como o problema se agravou, resultando em um inchaço na cabeça do atleta, os médicos da Roma optaram pela intervenção cirúrgica antes que o quadro pudesse evoluir para uma hemorragia.

De acordo com Marcelo Silva, pai do jogador, ele está liberado para treinar com o grupo. O médico da equipe sugeriu que ele usasse uma espécie de capacete no começo, para que sentisse mais confiança, mas o jogador declinou da oferta.
 
"Ele não quis e me disse que não queria usar. O médico pediu para ele pegar confiança e começar cabeceando uma bola mais leve. Inclusive ele já fez um trabalho com bolas de vôlei. O Castán fez uma ressonância na semana passada e o médico o liberou. Informou que está tudo zerado. Mas lá na Itália é um pouco diferente. Ele precisa pegar uma liberação na Federação Italiana de Futebol. O médico da federação é que tem de assinar. A federação é muito rígida, o que está certo, está correto", afirma o pai do atleta.
 
De acordo com o pai do jogador, no início, Castán deve permanecer no banco de reservas. "O campeonato lá termina no dia 31 de maio. Eu acredito que não vai demorar muito para ele ser relacionado. Na minha opinião, eu acredito que ele vai ser relacionado para ir para o banco. A gente até gostaria de ver ele jogando uma partida nesta temporada. Eu particularmente gostaria de ver ele em campo no clássico com a Lazio, no dia 24, já que os dois clubes estão brigando por uma vaga na Liga dos Campeões".
 
O pai conta que o jogador está com muita vontade de voltar as gramados. "Mas ele mesmo chega a dizer que não está ansioso, que está tranquilo. Ele está muito contente, vai ser pai pela terceira vez em junho. Ele tem dois meninos e agora vem uma menina".