Topo

Cruzeiro responde presidente da FMF e mantém posição em contra-notificação

Gerente de futebol confirma e sustenta declarações dirigidas ao presidente da FMF - Washington Alves/LightPress
Gerente de futebol confirma e sustenta declarações dirigidas ao presidente da FMF Imagem: Washington Alves/LightPress

Do UOL, em Belo Horizonte

24/04/2015 12h30

Um dia após a divulgação de uma notificação extrajudicial feita pelo presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Neto, o Cruzeiro manteve sua posição e alegou que não vai se retratar publicamente, conforme solicitado. Na última segunda-feira, Castellar notificou o clube mineiro por conta de declarações feitas por Gilvan de Pinho Tavares, pelo gerente de futebol Valdir Barbosa e de Bernardo Mota, funcionário do departamento de marketing do clube. O documento foi apresentado durante o programa ‘Os Donos da Bola’, da TV Band.

“O primeiro notificado, o presidente Gilvan de Pinho Tavares, dentre outras afirmativas e incitações, sustentou que estão [estavam] tentando arrebentar o Cruzeiro, tentando nos minar na Copa Libertadores"; que "tem gente na federação que pode ficar feliz caso sejamos eliminados"; bem como "O torcedor do Cruzeiro precisa saber que não temos uma federação de clubes, temos a Federação Atleticana de Futebol”, diz o documento.

Castellar criticou o comportamento dos diretores celestes alegando terem incentivado hostilidades dos torcedores dirigidas ao presidente da FMF. Em resposta, o Cruzeiro diz que não vai se retratar, assim como ainda confirma o que foi dito por seus dirigentes.

A contra-notificação já foi enviado ao presidente da FMF. Segundo o gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa, Castellar Neto deverá receber o documento em mãos ainda nesta sexta. Após ser registrado, o documento passará a ser público, o que impede que seja divulgado de imediato.

“A resposta já foi feita pelo nosso departamento jurídico. É um documento registrado em cartório, e creio que hoje o presidente da FMF terá em mãos a resposta do Cruzeiro. Não podemos antecipar essa resposta ainda. Quando entrar no cartório, se torna pública”, comentou Valdir Barbosa, que ainda comentou uma troca de farpas com o diretor de marketing do Cruzeiro, no último domingo, durante o clássico contra o Atlético.

“Continuamos indignados com algumas coisas que aconteceram. No domingo, o presidente da FMF pediu ao um funcionário que convidasse o Marcone Barbosa para que fosse ao camarote, onde ele exigiu que se cancelasse todo o trabalho de marketing programado para aquele jogo. Também pediu para que o funcionário Bernardo Mota fosse demitido por tê-lo chamado de “franga” três vezes. Isso não foi feito nem será feito. A partir de então, o presidente o agrediu mandando-o “tomar no c”. Isso ele não relatou na notificação”, disse Valdir, nesta manhã de sexta-feira.

Entenda

A discussão envolvendo a diretoria do Cruzeiro e a cúpula da Federação Mineira de Futebol (FMF) é devido à manutenção da partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, diante do Atlético-MG, para o domingo. O bicampeão nacional pretendia antecipar o duelo para o sábado, sob o pretexto de que teria menos de 60 horas de descanso para o compromisso com o Universitario de Sucre, da Bolívia, pela Libertadores, disputado na terça-feira.

Diante das negativas de FMF, que alega não ter poder de decisão sobre a data da partida, e Rede Globo de Televisão, detentora dos direitos de transmissão do torneio, o presidente Gilvan de Pinho Tavares fez duras acusações ao trabalho do órgão que rege o futebol no estado.