Topo

Derrotado há dez anos, Levir redobra cuidado em outra final com interiorano

Vice de 2005 com o Cruzeiro deixou o alerta ligado para não ser surpreendido novamente - Bruno Cantini/Atlético-MG
Vice de 2005 com o Cruzeiro deixou o alerta ligado para não ser surpreendido novamente Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

24/04/2015 09h05

Por conta da semifinal entre Atlético-MG e Cruzeiro, além da eliminação do América-MG ainda na fase de grupos do estadual, a final do Mineiro 2015 será disputada entre um time da capital e outro do interior, a Caldense. A última vez em que isso aconteceu foi na temporada de 2010, quando o Atlético superou o Ipatinga na grande final. No passado recente, o time do Vale do Aço foi o responsável por incomodar os grandes de Belo Horizonte, tendo alcançado o feito maior em 2005, levantando o título estadual.

Por coincidência, há dez anos (completados no último dia 17 de abril) o Ipatinga surpreenderia o Cruzeiro ao vencer o time celeste por 2 a 1 e levantar a taça em pleno Mineirão. A relação daquele confronto com a final deste ano está no banco de reservas. Hoje em sua quarta passagem pelo Atlético-MG, Levir estava no rival em 2005 e viu de dentro do campo o Ipatinga contrariar a lógica e bater o Cruzeiro.

“Passou totalmente (a memória). Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça. Já estou antenado desde que aconteceu aquilo. Me lembro que houve um descuido nosso na preparação do jogo. Houve um excesso de confiança, porque o Ipatinga era praticamente uma filial do Cruzeiro, colocamos jogadores para jogar lá. Era preciso ter um cuidado. Desta vez, acho que estou mais bem preparado”, diz o treinador.

Até o momento, a Caldense não perdeu uma partida sequer no Mineiro. Na primeira fase, a primeira colocação foi conquistada com sete vitórias e quatro empates. Dentre os triunfos, um 1 a 0 aplicado diante do próprio Atlético, em Poços de Caldas, aconteceu com mais da metade do time alvinegro formado com atuais jogadores titulares. Na semifinal, a Caldense empatou sem gols com o Tombense e garantiu a passagem à final com uma vitória em casa.

Apesar do título mineiro de 2002, a Caldense busca um feito inédito neste ano. Se levantar a taça, esta será a primeira conquista estadual da Veterana diante dos grandes da capital. O único título estadual do clube não aconteceu com a presença de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro, que disputaram o torneio Sul-Minas na ocasião.