Topo

Eliminação no estadual gera folga e facilita recuperação física no Cruzeiro

Eliminação no Mineiro rendeu folga no fim de semana e tempo de sobra para se preparar - Cruzeiro/Washington Alves/Lightpress
Eliminação no Mineiro rendeu folga no fim de semana e tempo de sobra para se preparar Imagem: Cruzeiro/Washington Alves/Lightpress

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

24/04/2015 06h00

Se a eliminação precoce do Cruzeiro no Campeonato Mineiro tem um lado positivo, a resposta pode ser encontrada no tempo de preparação e treinamento que o grupo ganhou após uma maratona de jogos nas últimas semanas. Sem ter que entrar em campo neste final de semana, os jogadores ganharam o final de semana inteiro de folga, voltando aos treinamentos somente na tarde da próxima segunda-feira.

Desde o fim de março, o Cruzeiro não tinha uma semana inteira para se preparar. Em meio ao calendário apertado dos últimos dias, o tempo poderá se tornar um aliado importante para Marcelo Oliveira conseguir descansar seus jogadores, intensificar os treinamentos e quem sabe aguardar pela recuperação de jogadores, algo praticamente impossível desde a reta final do Mineiro.

O próximo compromisso celeste será apenas no dia 6 de maio, contra o São Paulo, pela Libertadores. Até lá, o clube ainda tem esperança de recuperar o atacante Alisson e o centroavante Leandro Damião, ambos titulares de Marcelo, mas atualmente com lesões musculares na coxa esquerda.

Somente no mês de abril, foram seis jogos considerados decisivos em 17 dias. Do dia 5 ao 21, o time celeste definiu sua classificação na primeira fase do Mineiro, enfrentou o rival na semifinal do estadual e garantiu a primeira colocação no grupo 3 da Libertadores.

Desde o ano passado, Marcelo Oliveira criticou bastante o calendário do futebol brasileiro. Já neste ano, o treinador também soltou o verbo em relação à falta de planejamento e incoerência, segundo ele, que geraram sacrifícios aos jogadores, submetidos ao alto número de jogos em um espaço pequeno de tempo, limitando os treinamentos, desgastando os atletas e gerando desfalques no time.