Topo

Inter criou 'BBB de jogo'' para melhorar Valdívia. E ele virou artilheiro

Inter botou câmera para seguir passos de Valdívia no campo em busca de melhora - Alexandre Lops/Divulgação/Inter
Inter botou câmera para seguir passos de Valdívia no campo em busca de melhora Imagem: Alexandre Lops/Divulgação/Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2015 06h00

Câmeras por todos os lados, registrando qualquer movimento e reação. É assim no Big Brother Brasil, reality show da TV Globo e que recentemente encerrou sua décima quinta edição. É assim também com Valdívia no Internacional. O meia-atacante passou a receber acompanhamento especial do estafe da comissão técnica para melhorar fundamentos e posicionamento durante os jogos. Esta espécie de BBB de jogo é um dos segredos para o camisa 29 ter virado artilheiro do Colorado em 2015.

Funciona da seguinte maneira: uma câmera acompanha todos os passos de Valdívia em campo. Ela é controlada por integrantes da comissão técnica do Inter, que realizam o scout de cada partida. As gravações do meia são analisadas pelo auxiliar técnico Odair Hellmann e exibidas ao próprio jogador no dia seguinte ao jogo em questão. Com as imagens, o jogador escuta orientações sobre melhor posicionamento e dicas sobre fundamentos como chute, lançamento e drible. Confronto direto com o marcador, no corpo a corpo.

“Eles mostram erros e acertos, fico vendo sempre depois dos jogos para não repetir. Eles estão me ajudando muito”, conta Valdívia. “Eu tenho tentado entrar na área sempre que dá, correndo muito na defesa, fazendo o que o Aguirre vem pedindo e está dando certo”, completa.

Em 15 jogos na temporada, o Valdívia ‘cover’ já marcou sete gols. É o jogador do elenco principal do Colorado que mais balançou as redes – juntando Gauchão e Libertadores. No ano passado inteiro, para efeito de comparação, foram somente três gols em 36 partidas.

O ‘BBB’ com Valdívia começou a ser utilizado depois de atuações irregulares dele neste ano. Rápido, o camisa 29 não conseguia recompor na marcação e oscilava na intensidade. Diego Aguirre, então, ouviu a sugestão: mostrar ao garoto, em vídeo, só os movimentos dele no gramado.

Titular em 11 das 24 partidas do time no ano, ele é um dos jogadores mais valorizados do atual elenco - inclusive com 10% dos direitos negociados com o investidor Delcir Sonda. Tal qual no programa da TV, Valdívia se dedica para não ser eliminado. Com os gols diante de Universidad de Chile, Brasil de Pelotas e The Strongest o jovem escapou de paredões e ganhou pontos. Está em vias de chegar à final do reality show e se garantir no time titular.