Topo

Levir Culpi faz um ano de Atlético-MG e esquece queda para a Caldense 2002

Levir Culpi está na quarta passagem pelo Atlético-MG e já comandou o time em 246 partidas - Bruno Cantini/Atlético-MG
Levir Culpi está na quarta passagem pelo Atlético-MG e já comandou o time em 246 partidas Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

24/04/2015 19h32

Se a sexta-feira foi de treino na Cidade do Galo, em preparação para a final o Campeonato Mineiro, para o técnico Levir Culpi o dia foi de comemorar um ano de Atlético-MG. Apesar de não lembrar a data, o treinador brincou com a situação e preferiu não ser lembrando da vez que acabou demitido do clube após perder para a Caldense, adversária da equipe alvinegra nesta decisão.

Em 2002 o Atlético chegou à semifinal da Copa Sul-Minas e da Copa do Brasil, ambas com Levir Culpi no comando, mas acabou eliminado para Cruzeiro e Brasiliense, respectivamente. As quedas nas principais competições do primeiro semestre daquele ano e o desempenho ruim no Supercampeonato Mineiro de 2002 fizeram o treinador perder o cargo. A demissão aconteceu justamente depois de perder para a Caldense por 4 a 2, no Mineirão.

Ao ser perguntado sobre o assunto, Levir Culpi fez confusão com 2005 e achou melhor não ser lembrando sobre o que aconteceu naquela vez. “Eu lembro, não foi justamente contra a Caldense, foi contra o Ipatinga. O que aconteceu? Você vê que não lembro de nada. Que bom, então não vai me afetar nada. O Alzheimer é uma coisa ótima em determinados momentos”, respondeu em tom de brincadeira, lembrando da derrota em 2005 para o Ipatinga, quando era técnico do Cruzeiro e perdeu o Estadual para a equipe do Vale do Aço.

Já sobre a marca de um ano de Atlético, nesta quarta passagem pelo clube, o treinador também não lembrava. Ele assumiu o time depois de derrota para o Atlético Nacional, na Colômbia, pelas oitavas de final da Libertadores. De Curitiba, sua cidade natal, o treinador já seguiu para Porto Alegre, para encontrar a delegação atleticana que se preparava para o jogo com o Grêmio, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Um ano depois e com dois títulos conquistados, a Recopa e a Copa do Brasil, o treinador brinca com o tanto de emoção que viveu nesse período. “É um ano? Com certeza? Parece que já são 10”, comentou Levir Culpi, que é o terceiro treinador que mais vezes comandou o Atlético. Ao todo são 246 partidas, com 133 vitórias, 51 empates e 62 derrotas.