Topo

Nova lista de candidatos do SP prioriza Sampaoli, mas tem alerta por Luxa

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

24/04/2015 06h00

O presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, se irritou com respostas evasivas e desistiu da negociação com o argentino Alejandro Sabella. Não há, neste momento, um projeto definido sobre a contratação de um treinador. Mas há uma nova lista de candidatos, traçada pela diretoria entre desejos de Aidar e do vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro. E, neste momento, a ideia que mais agrada e que parece mais próxima de um desfecho positivo é permanecer com Milton Cruz como interino até o meio do ano para contratar o argentino Jorge Sampaoli, da seleção chilena, após a Copa América. No mesmo prazo, o português André Villas-Boas e Cuca também são citados.

De quinta-feira (23) para esta sexta-feira (24) o nome de Vanderlei Luxemburgo perdeu força. Não porque a diretoria do São Paulo passou a gostar menos, mas porque o acordo com o treinador é hoje menos provável. Segundo pessoas próximas do presidente, Aidar foi aconselhado a não entrar em disputa pública com o Flamengo, com o qual Luxemburgo tem contrato até o fim do ano. Nos últimos dias, segundo o relato, Aidar conversou com o presidente flamenguista Eduardo Bandeira de Mello e foi questionado sobre o assunto. Membros da diretoria são-paulina que não estão no departamento de futebol e são favoráveis à contratação de Luxemburgo afirmam que Aidar disse na quinta-feira que, por respeito a Bandeira de Mello, não irá mais negociar com o técnico do Flamengo.

Mas tudo isso pode mudar se Vanderlei Luxemburgo deixar o cargo no Flamengo, seja por vontade própria ou por iniciativa do clube. Se estiver desempregado, o treinador deverá receber uma proposta do São Paulo. O nome não está descartado.

Durante a última semana Carlos Miguel Aidar foi pressionado por dirigentes são-paulinos a desistir de Alejandro Sabella, que insistia em pedir mais tempo para responder à consulta, por priorizar a possibilidade de comandar um clube na Inglaterra a partir de julho. Desde a última segunda-feira, o único defensor da ideia de aguardar o argentino entre a cúpula são-paulina era o vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro. Dentre quase todos os outros integrantes da diretoria, Luxemburgo era o nome mais querido.

André Villas-Boas e Cuca

A vitória sobre o Corinthians e a consequente classificação às oitavas de final da Copa Libertadores aliadas à mudança de postura em relação a Vanderlei Luxemburgo resultam em um cenário que favorece, neste momento, a ideia de esperar até o meio do ano para contratar o substituto de Muricy Ramalho. Assim como Sampaoli, citado publicamente como uma das quatro opções – além de Sabella, Luxemburgo e Abel Braga –, entram neste cenário André Villas-Boas e Cuca.

O português que atualmente treina o Zenit, da Rússia, negociava desde o início de 2015 com Ataíde Gil Guerreiro a possibilidade de assumir o São Paulo em janeiro de 2016, caso Muricy não quisesse renovar o contrato. “Se em dezembro o Muricy não quisesse continuar, nós tínhamos acertado com ele [Villas-Boas] a intenção de ele vir para o Brasil desde que a gente acertasse as bases salariais”, disse Ataíde Gil Guerreiro, ao UOL Esporte, no último dia 17. Neste momento, segundo dirigentes de fora do departamento de futebol, Villas-Boas volta a ser cotado porque poderia esperar o fim da temporada europeia para assumir – última rodada do Campeonato Russo acontece já no dia 30 de maio, e o Zenit foi eliminado nesta quinta-feira da Liga Europa.

Para contratar Villas-Boas, porém, o entrave financeiro seria maior do que com qualquer outro candidato. O patamar salarial do português que já passou pelo Chelsea, da Inglaterra, é muito superior ao de Sampaoli, por exemplo. Ele também ainda tem contrato até junho de 2016 com o clube russo.

Cuca foi um nome pedido por dirigentes do São Paulo ao presidente Carlos Miguel Aidar na noite da última quarta-feira. E segundo quem conversou com Aidar, a sugestão foi bem recebida. Cuca, no entanto, atualmente está no Shandong Luneng, da China, e tem uma multa rescisória milionária que o impede de deixar o clube antes do fim de junho. A partir do segundo semestre, no entanto, a liberação é muito mais fácil – a informação é confirmada por quem trabalha com Cuca.

Possibilidades antes de junho

Há pontuais situações de mercado que, se aparecerem, devem fazer o São Paulo repensar a ideia de esperar até o meio do ano para contratar um treinador. Além da já citada hipótese de ter Vanderlei Luxemburgo livre no mercado, os nomes de Marcelo Oliveira, do Cruzeiro, Levir Culpi, do Atlético-MG, e Tite, do Corinthians, instigariam o São Paulo a tentar negociação se deixassem os cargos que hoje ocupam. Os três nomes são citados por quem está próximo de Aidar na diretoria. O São Paulo tem consciência que é improvável que qualquer um deles deixe o emprego atual antes do fim do ano.